Data Storytelling: o exemplo da campanha do Spotify

Data Storytelling: o exemplo da Spotify

Data Storytelling – um conceito muito falado, mas difícil de concretizar para muitas marcas. A ideia é simples – e tal como o nome sugere -, data storytelling é contar uma história através da utilização de data = informação armazenada sobre os utilizadores e os seus comportamentos. Durante uma entrevista, em 2009, Hal Varian, Chief Economist na Google, partilhou: “A capacidade de pegar em dados – ser capaz de interpretá-los, processá-los, extrair-lhes valor, visualizá-los – e comunicá-los será uma habilidade extremamente importante nas próximas décadas”.

“A capacidade de pegar em dados, interpretá-los e comunicá-los será uma habilidade extremamente importante nas próximas décadas”

Hoje não podíamos estar mais de acordo. E apesar de ser uma técnica ainda pouco explorada, há vários bons exemplos de como usar big data para a criação de storytelling.

O último dos casos é a campanha lançada pelo Spotify, intitulada “Obrigado, 2016. Foi estranho.” A plataforma de streaming de música olhou para os dados recolhidos durante 2016 e, de forma humorística, partilhou algumas curiosidades através de vários outdoors.
 

Algumas das informações curiosas partilhadas na campanha:

  • “Cara pessoa que tocou a música “Sorry” 42 vezes no Dia dos Namorados, o que é que fizeste?
  • “Cara pessoa do Theater Distric que ouviu a banda sonora da peça Hamilton 5,376 vezes este ano, arranjas bilhetes?”
  • “Caras 3,749 pessoas que ouviram‘It’s the End of the World as We Know It’ no dia da votação do Brexit, aguentem aí.”

Conhecem algum exemplo recente para partilhar? Se sim, deixem nos comentários.

Continuar a ler:

Comentários

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a atrair clientes e vender de forma eficaz, honesta e clara. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Verdades do mundo do trabalho
10 verdades sobre o mundo do trabalho (em GIFs)
dois tipos de pessoas online
Estes são os dois tipos de pessoas que há no mundo
Vantagens trabalhar como freelancer
Os prós e contras de trabalhar como freelancer em 5 imagens