Enquanto empreendedoras digitais, produtoras de conteúdo ou bloggers temos muitas vezes de nos motivar a nós próprias. Acaba por ser um processo solitário, marcado por um desenvolvimento pessoal constante. Sempre à procura de ser melhor e fazer melhor a cada passo.
O nosso objectivo é fazer crescer os nossos projectos e negócios e isso está intrinsecamente relacionado com crescermos internamente e tentarmos ser, de facto, cada vez melhores. A pensar nisso, reuni aqui 10 dicas de crescimento pessoal que têm a capacidade de influenciar o crescimento do teu negócio.
1. Escolhe ver o lado positivo
A cada momento temos sempre duas hipóteses: olhar e valorizar o negativo ou escolher olhar e valorizar o lado positivo. Ter a capacidade de escolher o positivo, mesmo numa situação menos boa, é altamente raro. E, por isso, se conseguires desenvolver esta capacidade de olhar sempre para o bom vais sem dúvida conseguir diferenciar-te imenso e viver de forma mais feliz e alinhada.
2. Pensa na solução (e não no problema)
Esta segunda dica vem no seguimento da primeira. Nós podemos focar-nos no problema ou no que não temos. Mas também podemos escolher forcar-nos no que já temos ou na solução. E é esta capacidade que te levará muito longe nesta jornada pelo empreendedorismo: mesmo perante a adversidade, escolher ver, olhar, pensar e reflectir sobre a solução. Ou seja, escolher olhar em frente, para o que pode ser feito e para o que está ao nosso alcance.
3. Partilha o que sabes com os outros
Partilhar conhecimento, ensinar o que sabemos e trazer valor aos outros é das coisas mais gratificantes que existem. Saber que tocaste de alguma forma a vida de outra pessoa não tem preço. Por isso isto a partilha de conhecimento é, sem dúvida, algo a desenvolver e manter no teu negócio.
4. Sê pontual e consistente
Esta é regra básica e intemporal. Cumprir com as nossas obrigações e ser consistente nos resultados que apresentamos. Não é fácil, mas se conseguires destacar-te por ser sempre pontual com as tuas obrigações e seres consistente estarás um passo à frente de muita muita gente – aproximando-te assim do teu objectivo e sonho final.
5. Vai além das expectativas
Outra dica que marca quem está do outro lado e que permite que ganhes o respeito dos teus clientes e da tua audiência é ires sempre além das suas expectativas. É comprometeres-te a entregar x, mas na realidade dares x e y. Quem está do outro lado vai notar e sentir o teu esforço.
6. Faz perguntas pertinentes
Como empreendedoras tendemos a passar mais tempo sozinhas, muitas vezes sem ninguém com quem discutir uma ideia. Mas isso em si não deve ser a razão para a qual tu não fazes perguntas pertinentes a ti própria. Marca uma sessão contigo, agenda uma hora para te dedicares ao teu projecto. Coloca perguntas a ti própria (tal como colocarias a uma cliente ou uma amiga). Quais devem ser as tuas prioridades neste momento? O que é que te assusta? O que é que vais fazer em relação a isso? Qual é o teu maior obstáculo e dificuldade neste momento? O que é que podes fazer para o superar? Pensa em todas as perguntas que colocarias a outra pessoa (no sentido de a ajudar a desbloquear e avançar com o seu projecto) e fá-las a ti própria.
7. Ouve com atenção (e fala no final)
Esta dica é super importante! A maior parte das pessoas é muito focada em si própria. Estamos constantemente a pensar no que vai dizer, como o vai dizer… e entretanto os outros estão a falar e nós nem ouvimos.
Ouve com atenção o que está a ser dito à tua volta – em emails que subscreveste, em artigos de blogs que segues, em posts de pessoas que te interessam no Instagram ou em vídeos de contas que gostas no Youtube. Só assim terás capacidade de ajudar e trazer valor aos outros – se também tu estiveres a crescer e a desenvolver-te constantemente.
Todos gostamos de ser ouvidos e validados. É por isso que muitas vezes queremos ser os primeiros a falar – porque achamos que a nossa opinião é que é importante ou a nossa ideia tem potencial. Contudo, da próxima vez que estiveres numa conversa (real ou numa plataforma digital), faz o seguinte exercício: não sejas o primeiro a falar… ouve todas as pessoas primeiro – dá-lhes tempo e espaço para falarem e sentirem-se ouvidas – e só depois partilha os teus pensamentos. Não só farás com que as pessoas se sentiam apreciadas e ouvidas, como também terás a oportunidade de enriquecer a tua perspectiva com tudo o que foi dito até ao momento.
8. Dá crédito a quem merece
Sabem quando um projecto, um lançamento ou um evento corre bem ou um cliente está satisfeito? É óptimo termos esse sentimento de dever cumprido… mas também é super importante partilhá-lo com as pessoas que nos ajudaram a chegar a esse resultado.
Dá crédito às pessoas que te inspiraram, ajudaram ou marcaram quando é merecido. Escreve uma nota de agradecimento. Não só é muito gratificante partilhar nossos sucessos com os outros, como eles ficaram muito gratos por o teres feito.
9. Sê um constante aprendiz
Colocarmo-nos constantemente em posições e situações desconfortáveis, a aprender algo novo, a começar algo de raiz é extremamente importante para o nosso desenvolvimento. Por isso mesmo sê um constante aprendiz. Vai à procura de novas experiências, novos conhecimentos e novas habilidades para desenvolver. Dá a ti própria a oportunidade de não teres tudo sob controlo e simplesmente deixa-te levar.
10. Documenta tudo e mede os teus resultados
Última dica, mas igualmente importante! Documenta todos os passos que dás no teu projecto ou negócio e faz uma auditoria constante ao que está a trazer resultados e o que não está. Foca-te em fazer mais do que está a trazer resultados e em deixar para trás o que não está a funcionar (ou arranjar formas de solucionar o que não está a trazer um impacto positivo).
É importante termos a capacidade de perceber a cada momento o que está a fazer a diferença no nosso negócio, para podermos escalar e tornar o nosso projecto maior e mais eficaz.
Por exemplo: olhando para o meu Analytics, percebo que o tópico x está a receber muito tráfego orgânico. Isso é uma indicação que eu devo desenvolver mais esse tópico para conseguir captar uma audiência ainda maior.
Outro exemplo: se, olhando para o meu Analytics, perceber que estou a investir muito tempo no Facebook mas apenas 1% do meu tráfego vem de lá, então eu posso e devo usar o tempo que estou a investir para o Facebook num outro canal que converta mais. Faz sentido?
O que achaste destas dicas? Tens mais alguma? Partilha connosco nos comentários!
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