Como é ser empreendedora + 3 dicas para manter a confiança e ter sucesso

Categorias: Empreendedorismo

O que significa empreender

Empreender significa tornar uma ideia numa realidade. Muitas vezes pensamos que empreender significa ter muitas ideias mas na realidade empreender significa encontrar estratégias, caminhos e soluções para tornar essas ideias – que estão só na nossa cabeça – numa realidade vivida e sentida pelos outros.

Para empreender é preciso ser persistente e ter a capacidade de ir melhorando e inovando a cada passo. Para um empreendedor, o trabalho nunca acaba e há uma necessidade constante de aprimorar e melhorar as nossas soluções. Nesse sentido, empreendedorismo acaba por ser também um mindset, uma maneira de pensar, agir e, sobretudo, viver.

Apesar de altamente recompensador, este caminho pelo empreendedorismo pode ser difícil, cheio de obstáculos e dificuldades inesperadas. Há planos que falham, projectos que não se materializam, noites sem dormir, uma lista de coisas a fazer infindável e uma série de preocupações e desafios que estão constantemente a surgir.

A verdade sobre como é ser empreendedora a título individual

Por ser tão desafiante, esta experiência pelo empreendedorismo faz com que por vezes tenhamos dúvidas sobre as nossas capacidades. Dúvidas sobre se seremos capazes de avançar, superar, ter clientes e sucesso, tal qual o imaginamos. No fundo, falta de confiança.

Também é o teu caso? Também sofres de confiança yo-yo? Ou seja, se não aparecem clientes ou novas oportunidades sentes-te desmotivada, triste e desanimada? E quando aparecem, sentes-te forte, com valor e capaz de TUDO? Este fenómeno é particularmente real para nós empreendedoras, não é?

Mas para termos sucesso dos nossos negócios é imperativo sabermos reconhecer o nosso valor e mantermos a confiança, independentemente dessa validação externa. Por ser tão importante mantermos a confiança para ter sucesso no nosso negócio, queria partilhar contigo 3 dicas para saberes reconhecer o teu valor SEMPRE (e não apenas nos dias bons!)

3 dicas para manter a confiança e ser uma empreendedora de sucesso

1. Guarda mensagens positivas e lê-as todos os dias

Idealmente seria incrível não depender da validação dos outros para reconhecer o nosso valor. Mas enquanto não estamos lá, este pequeno truque pode ajudar-te a sentires-te mais confiante: guarda comentários ou mensagens que recebeste dos teus seguidores ou clientes, que te relembrem o porquê de fazeres o que fazes todos os dias.

Antes de enfrentares o dia, começa por ler essas mensagens e relembra-te o quão especial és. Este exercício irá ajudar-te a encarares o dia com muito mais força e motivação.

2. Dedica algum tempo só para ti

Quando sentes que não estás a obter os resultados que gostarias pode parecer contraproducente tirares tempo para ti, mas este passo é absolutamente vital.

Isto pode assumir diferentes formas consoante o que gostas de fazer, mas meditação, yoga, journaling, fazer exercício ou qualquer outra actividade que te coloque a energia lá em cima é essencial.

No meu caso, yoga ou escrever ajudam-me logo a sentir-me melhor e mais alinhada.

3. Tem bem definida qual é a tua missão

Saber exactamente qual é o impacto que queres criar no mundo ajuda-te a ver as coisas de uma perspectiva mais ampla. E acabas por te conseguir distanciar das coisas menos positivas do dia a dia.

Relê a tua missão de manhã e vê cada dia transformar-se numa oportunidade para fazeres essa visão tornar-se realidade.

  

Tens um outro conselho? Se sim partilha connosco nos comentários.

Já agora: Gostavas de aprender a DEFINIR A TUA MISSÃO? Neste artigo partilho passo a passo, sem rodeios ou complicações, como podes definir a tua missão: Como definir a tua missão em apenas 4 passos

Faz pin desta imagem para guardar este artigo

Continuar a ler:

comentários