Produção de conteúdo: 10 dicas para escrever conteúdo de qualidade

Categorias: Conteúdo, Marketing
Dicas para um press release sem erros

Enquanto emprendedoras digitais, criadoras de conteúdo, freelancers e bloggers nós sabemos o quão importante é a criação de conteúdo. Costuma-se dizer que o conteúdo é rei e a verdade é que esta componente da nossa estratégia digital é extremamente importante. E por ser tão importante hoje reuni aqui 10 dicas que te vão ajudar a produzir conteúdos com mais qualidade. Vamos a isso?

Dica #1 para produzir conteúdo de qualidade: ter sempre em mente a nossa audiência-alvo ou persona

Para sermos capazes de escrever conteúdo relevante e interessante, temos de compreender bem as necessidades e objectivos de quem vai ler o nosso conteúdo. Nesse sentido, é importante ter sempre em mente o nosso público-alvo de forma a garantir que o texto que estamos a escrever faz sentido e é relevante.

Dica #2 para escrever conteúdo de qualidade: definir uma palavra-chave ou objectivo

Se ao produzir conteúdo tiveres uma ideia clara de qual é o objectivo daquele texto as hipóteses de cumprires esse objectivo são maiores. Ou seja, é importante definires qual é a palavra-chave principal (assim como keywords secundárias) que queres desenvolver.

> Para leres mais sobre este assunto recomendo que veja este artigo, onde explico em pormenor como detectar a tua palavra-chave: SEO: 8 ferramentas a utilizar quando estás a planear criação de conteúdo

Por exemplo, eu detectei que havia procura para a keyword “como criar um calendário editorial para o instagram”. Por ter definido essa palavra-chave e por compreender bem a necessidade do público que procura esta keyword eu criei um conteúdo tendo em conta esse objectivo, aumentando assim a relevância e qualidade deste artigo: Como criar um Calendário Editorial para o teu Instagram ou Blog, passo a passo

Dica #3 para escrever conteúdos de qualidade: tornar o texto facilmente digerível

Uma característica extremamente importante do conteúdo de qualidade é a facilidade de leitura e compreensão. Para atingir esse objectivo temos de ter a capacidade de transformar aquilo que é complexo em simples, de forma a que quem esteja do outro lado a ler consiga facilmente compreender.

Uma ferramenta extremamente útil para nos obrigar a fazer este exercício de simplificação das nossas frases é o Hemingway Editor – um site onde podes colar o teu conteúdo e que te irá destacar texto difícil de compreender a amarelo e vermelho (consoante a dificuldade).

Site: http://www.hemingwayapp.com/

Dica #4 para apresentar um conteúdo relevante e de qualidade: escrever um título apelativo

Esta dica é tão importante que desenvolvi um artigo em pormenor só a desenvolver este ponto. A verdade é que podemos ter um óptimo conteúdo mas se o título não for apelativo, a maioria das pessoas não vai carregar para ler esse conteúdo. É por isso extremamente importante optimizar os nossos títulos para captar a atenção da nossa audiência.

> Como captar a atenção: 7 dicas para um título impossível de ser ignorado

Dica #5 para produzir conteúdo de qualidade: não fazer a revisão do texto logo a seguir

Depois de escreveres o teu conteúdo é importante deixares o texto por algumas horas antes de fazeres uma revisão final do mesmo. Normalmente escrever num dia e rever no seguinte é a melhor estratégia pois ajuda-nos a ter os olhos mais frescos, tornando assim mais fácil a tarefa de editar e detetar possíveis erros.

Dica #6 para escrever melhores conteúdos: fazer a revisão final em voz alta

Embora esta opção possa ser estranha, ler um texto em voz alta ajuda-nos a perceber como é que o texto flui e se soa bem ou não. Além disso, ler o texto em voz alta poderá ajudar-nos a detetar erros que até aí não tinham sido vistos.

Dica #7 para escrever conteúdo impecável: pedir a outra pessoa para ler

Outro par de olhos é sempre uma boa ideia, certo? Se o copy ou texto que estás a desenvolver é particularmente importante – ou seja, se estiveres a escrever conteúdo para o teu site, para uma landing page, para divulgar ou promover um produto ou serviço – pode fazer sentido pedir a outra pessoa para ler.

Esta dica é de facto relevante pois quando escrevemos algo ficamos muito próximos do texto. Até quando o estamos a reler, estamos a ler o que achamos que escrevemos e não o que está lá – ou seja, muitas vezes temos um erro bem à nossa frente mas não o conseguimos detectar. O input de outra pessoa pode por isso ajudar.

Dica #8 para apresentar conteúdo de qualidade: imprimir o texto e ler a partir do papel

Esta dica – tal como a anterior – pode fazer sentido se o texto que estás a desenvolver for bastante importante. Imprimir o texto e fazer a revisão em papel pode ajudar-nos a ver toda a estrutura e fluidez do texto, a partir de um ângulo mais alargado.

Dica #9 para produzir conteúdos com qualidade: não esquecer a verificação ortográfica

A verificação ortográfica é uma daquelas dicas básicas mas que é importante não deixar de referir. Utilizar o corretor ortográfico da plataforma que estamos a utilizar – seja wordpress, word ou google doc – é um passo essencial para garantir que o nosso texto não tem nenhum erro ortográfico.

Dica #10 para apresentar conteúdo impecável: verificar todos os detalhes

Antes de enviar uma newsletter ou publicar um artigo é importante ter como hábito fazer um check final a todos os detalhes mais importantes. Caso seja num artigo, podemos estar a falar de verificar o url ou se a meta description está completa. Caso seja um email é importante verificar se o assunto está correcto, se nos dirigimos da forma certa às pessoas e se as datas, números, etc. estão bem. Dedica algum tempo a verificar todos os dados que estão no teu texto, com calma.

Gostaste destas dicas? Tens outras dúvidas ou questões sobre produção de conteúdo? Deixa-as na secção de comentários e eu voltarei aqui para te ajudar.

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