O que escrever no primeiro post do Instagram

Descobre sobre o que deves falar na primeira publicação

Acabaste de criar a tua página no Instagram ou estás a dar os primeiros passos na divulgação do teu negócio? Então estás no sítio certo! Neste artigo vou partilhar contigo o que deves ter em consideração quando estiveres a escrever os teus primeiros posts.

Deixa-me adivinhar: estás super motivada para pôr as mãos na massa, para começar a fazer acontecer e divulgar o que tens para oferecer, de forma a conseguir clientes online.

Mas não sabes muito bem sobre o que escrever na tua primeira publicação: Devo falar dos meus serviços? Devo partilhar conteúdo que me inspira? Devo partilhar dicas e conhecimentos? Qual é que deve ser o meu foco?

Muito bem! Neste artigo vamos ver em pormenor o que deves incluir no teu primeiro post para garantir, desde cedo, que a tua mensagem é clara e quem vê o teu conteúdo sente essa ligação contigo e o teu projeto.

Como fazer o primeiro post e tudo o que deves ter em consideração para a tua primeira publicação

Vamos parar por um segundo e imaginar que, em vez de estarmos a falar sobre o primeiro post da tua página de Instagram, estamos a falar de uma apresentação pública.

Ou seja, vais ter à tua frente uma série de pessoas a ver-te e ouvir-te e elas não fazem ideia quem és, o que fazes e para quem. Começarias logo a partilhar conhecimento, mostrar portfólio ou a partilhar o que te inspira?Provavelmente não…

Então, qual seria o primeiro passo neste caso? Irias apresentar-te, certo? Para criar essa relação de confiança contigo e saber se te quero seguir ou não, preciso de saber quem és!

1. Explica-me quem és

Esta primeira publicação é uma oportunidade para te dares a conhecer e estabeleceres desde cedo uma relação de confiança com a tua audiência (e potenciais clientes). O que deves partilhar então?

  • Quem és?
  • Qual é a tua história?
  • Qual é a tua experiência? É este o teu primeiro projecto? O que fazias antes?

2. Explica-me o porquê de estares aqui e para quem é que estás a comunicar

Depois de te apresentares, falares sobre ti e a tua experiência, e eu ter uma ideia de quem és, é altura de partilhares o porquê de teres criado o teu projeto. Sem esta explicação e definição é muito difícil para a tua audiência perceber se o que vais partilhar lhes faz sentido ou não.

E ao pensares no teu “porquê”, vai para além das tuas motivações pessoais. O teu porquê deve relacionar-se com os teus clientes.

Por exemplo, no meu caso o meu porquê / a minha motivação é ensinar empreendedoras a transformar conteúdo em clientes (transformar as suas palavras e a sua presença online em negócio). Quem fizer parte deste público-alvo (empreendedoras e pessoas com projetos digitais) e identificar-se com o meu propósito (ajudá-las a conseguir mais clientes), saberá que o meu conteúdo é exactamente para si.

Pergunta-te:

  • O que é que levaria o meu cliente a sentir essa ligação comigo?
  • Como é que o que eu ofereço o ajuda?

Se estiveres a ter dificuldades neste ponto, não percas este artigo, onde explico passo a passo como definir o teu porquê / a tua missão: Como definir a tua missão em apenas 4 passos.

3. Explica-me o que posso esperar em termos de conteúdos

Agora que sei quem és e o teu porquê, é importante partilhares o que posso esperar das tuas próximas publicações – para perceber se o que vais partilhar faz sentido para mim ou não. Se o fizeres de forma clara e cativante, vais ter pessoas a seguir o teu projeto desde o início! Daí ser tão importante seres específica nesta primeira publicação.

Ou seja, tenta evitar ser genérica porque quando comunicamos para todos, comunicamos para ninguém. Certifica-te que sabes exactamente sobre o que vais falar e para quem.

Neste ponto é importante partilhares então quais são os tipos de conteúdo que estás a planear partilhar no futuro e como é que esses conteúdo pode ajudar a tua audiência.

Se fizer sentido para o teu caso específico (por exemplo, para um blog ou canal do Youtube pode fazer), podes ainda partilhar a frequência e horário das publicações. Por exemplo: “Todas as segundas-feiras vou partilhar conhecimentos e dicas sobre … para …”.

4. Explica-me como me posso envolver ou participar

O último ponto a ter em consideração para o teu primeiro post relaciona-se com fomentar uma interação com o teu público. Faz uma pergunta no final do teu post (mesmo que ninguém responda). Mostra que estás interessada em saber mais sobre a tua audiência e como os podes ajudar. Pede-lhes algo simples (como, por exemplo, partilhar um facto sobre eles) ou responder a uma pergunta de sim ou não.

E se não tiveres respostas, não desesperes. É normal! Contudo, é importante desde o início ires cultivando esta interacção para desenvolveres uma verdadeira comunidade.

E a imagem? Que foto devo incluir no meu primeiro post?

Depende muito do negócio mas se vais ser a cara do teu projeto (por exemplo, designer, fotógrafa, coach ou consultora) a minha sugestão seria publicares uma foto tua! Exatamente para acompanhar a clareza e intencionalidade do teu post. No texto passamos a saber quem és, o teu porquê e o que podemos esperar do teu conteúdo e na imagem sabemos quem é a pessoa por de trás deste projeto.

Próximos passos, depois de fazeres o primeiro post

Agora que sabemos o que deves incluir no teu primeiro post para te lançares da forma correcta no Instagram (ou noutra plataforma), vão surgir outras questões, como, por exemplo, o que é que publico a seguir? E como é que organizo as publicações?

Para te ajudar com estas questões, reuni aqui uma série de artigos que te podem ajudar.

Para teres mais ideias de conteúdos, consulta:

E para criares uma estratégia de conteúdo, não percas:

O que achaste deste artigo? Ajudou-te nesta tarefa de criares a tua primeira publicação? Se tiveres questões adicionais ou quiseres simplesmente deixar a tua opinião, podes fazê-lo em baixo, na secção de comentários.

Se precisares de apoio adicional na definição da tua estratégia de conteúdo, entra em contacto e vamos conversar sobre os teus objetivos! Envia mensagem pelo Instagram @saravieira.pt ou um email através do [email protected].

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Comentários

37 respostas

  1. Wow! Que artigo fantástico!
    Super útil para quem está a dar os primeiros passos neste “mundo”?.
    Obrigado.

  2. Olá, Sara.
    Muito obrigada pelo seu post.
    Me ajudou a ter mais confiança em criar meu blog, pois os assuntos que eu quero abordar é desenvolvimento pessoal e inclusão. Sei que é muito amplo e um publico variado, mas é o que tenho mais confiança em desenvolver no momento.
    Sucesso em teus projetos e Deus te abençoe.

  3. Adorei, adorei….
    Estava totalmente perdida, em como começar. Após esta leitura senti os meus pensamentos a começarem a se organizar.
    Muito Obrigada

  4. Estou com tanto medo de comecar empreender porque sao tantos detalhes e ser um diferencial nao e facil. Obgd pelas dicas! Vou fazer possivel para ser mais objetiva e coesa em relacao as informaçaoes.

  5. Estas dicas ajudaram-me imenso. Não tinha a certeza do que escrever na primeira publicação do meu blogue, mas agora já tenho mais confiança. Muito obrigada!

  6. Gratidão por você compartilhar conosco estes aprendizados, me ajudou muito, de verdade, a direcionar, a me organizar, sobre o que escrever no meu post de quem sou eu! Muito obrigada

  7. Artigo maravilhoso! excelente para destravar o iniciante. Muito obrigada pela disposição do conteúdo.

  8. Olá,Sara!
    Não tenho nem palavras pra agradecer,o quão vc me ajudou nessa minha nova fase,me ajudando com meu começo sem saber por onde começar, abençoada sempre seja por ajudar com seus conhecimentos, Gratidão!

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético