O que escrever no primeiro post do Instagram ou Blog

Descobre sobre o que deves falar na primeira publicação

Categorias: Conteúdo, Instagram, Marketing

Acabaste de criar a tua página no Instagram ou estás a dar os primeiros passos na criação de um blog para divulgar o teu negócio? Então estás no sítio certo! Neste artigo vou partilhar contigo o que deves ter em consideração quando estiveres a escrever os teus primeiros posts.

Deixa-me adivinhar: estás super motivada para pôr as mãos na massa, para começar a fazer acontecer e divulgar o que tens para oferecer, de forma a conseguir clientes online.

Mas não sabes muito bem sobre o que escrever na tua primeira publicação: Devo falar dos meus serviços? Devo partilhar conteúdo que me inspira? Devo partilhar dicas e conhecimentos? Qual é que deve ser o meu foco?

Muito bem! Neste artigo vamos ver em pormenor o que deves incluir no teu primeiro post para garantir, desde cedo, que a tua mensagem é clara e quem vê o teu conteúdo sente essa ligação contigo e o teu projeto.

Como fazer o primeiro post e tudo o que deves ter em consideração para a tua primeira publicação

Vamos parar por um segundo e imaginar que em vez de estarmos a falar sobre o primeiro post da tua página de Instagram ou o teu blog estamos a falar de uma apresentação pública.

Ou seja, vais ter à tua frente uma série de pessoas a ver-te e ouvir-te e elas não fazem ideia quem és, o que fazes e para quem. Começarias logo a partilhar conhecimento, mostrar portfólio ou a partilhar o que te inspira? Provavelmente não…

Então, qual seria o primeiro passo neste caso? Irias apresentar-te, certo? Para criar essa relação de confiança contigo e saber se te quero seguir ou não, preciso de saber quem és!

1. Explica-me quem és

Esta primeira publicação é uma oportunidade para te dares a conhecer e estabeleceres desde cedo uma relação de confiança com a tua audiência (e potenciais clientes). O que deves partilhar então?

  • Quem és?
  • Qual é a tua história?
  • Qual é a tua experiência? É este o teu primeiro projecto ou blog? O que fazias antes?

2. Explica-me o porquê de estares aqui e para quem é que estás a comunicar

Depois de te apresentares, falares sobre ti e a tua experiência, e eu ter uma ideia de quem és, é altura de partilhares o porquê de teres criado o teu projeto. Sem esta explicação e definição é muito difícil para a tua audiência perceber se o que vais partilhar lhes faz sentido ou não.

E ao pensares no teu “porquê”, vai para além das tuas motivações pessoais. O teu porquê deve relacionar-se com os teus clientes.

Por exemplo, no meu caso o meu porquê / a minha motivação é ensinar empreendedoras a transformar conteúdo em clientes (transformar as suas palavras e a sua presença online em negócio). Quem fizer parte deste público-alvo (empreendedoras e pessoas com projetos digitais) e identificar-se com o meu propósito (ajudá-las a conseguir mais clientes), saberá que o meu conteúdo é exactamente para si.

Pergunta-te:

  • O que é que levaria o meu cliente a sentir essa ligação comigo?
  • Como é que o que eu ofereço o ajuda?

Se estiveres a ter dificuldades neste ponto, não percas este artigo, onde explico passo a passo como definir o teu porquê / a tua missão: Como definir a tua missão em apenas 4 passos.

3. Explica-me o que posso esperar em termos de conteúdos

Agora que sei quem és e o teu porquê, é importante partilhares o que posso esperar das tuas próximas publicações – para perceber se o que vais partilhar faz sentido para mim ou não. Se o fizeres de forma clara e cativante, vais ter pessoas a seguir o teu projeto desde o início! Daí ser tão importante seres específica nesta primeira publicação.

Ou seja, tenta evitar ser genérica porque quando comunicamos para todos, comunicamos para ninguém. Certifica-te que sabes exactamente sobre o que vais falar e para quem.

Neste ponto é importante partilhares então quais são os tipos de conteúdo que estás a planear partilhar no futuro e como é que esses conteúdo pode ajudar a tua audiência.

Se fizer sentido para o teu caso específico (num blog pode fazer), podes ainda partilhar a frequência e horário das publicações. Por exemplo: “Todas as segundas-feiras vou partilhar conhecimentos e dicas sobre … para …”.

4. Explica-me como me posso envolver ou participar

O último ponto a ter em consideração para o teu primeiro post relaciona-se com fomentar uma interação com o teu público. Faz uma pergunta no final do teu post (mesmo que ninguém responda). Mostra que estás interessada em saber mais sobre a tua audiência e como os podes ajudar. Pede-lhes algo simples (como, por exemplo, partilhar um facto sobre eles) ou responder a uma pergunta de sim ou não.

E se não tiveres respostas, não desesperes. É normal! Contudo, é importante desde o início ires cultivando esta interacção para desenvolveres uma verdadeira comunidade.

E a imagem? Que foto devo incluir no meu primeiro post?

Depende muito do negócio mas se vais ser a cara do teu projeto (por exemplo, designer, fotógrafa, coach ou consultora) a minha sugestão seria publicares uma foto tua! Exatamente para acompanhar a clareza e intencionalidade do teu post. No texto passamos a saber quem és, o teu porquê e o que podemos esperar do teu conteúdo e na imagem sabemos quem é a pessoa por de trás deste projeto.

Próximos passos, depois de fazeres o primeiro post

Agora que sabemos o que deves incluir no teu primeiro post para te lançares da forma correcta no Instagram ou no teu Blog, vão surgir outras questões, como, por exemplo, o que é que publico a seguir? E como é que organizo as publicações?

Para te ajudar com estas questões, reuni aqui uma série de artigos que te podem ajudar.

Para teres mais ideias de conteúdos, consulta:

E para criares uma estratégia de conteúdo, não percas:

O que achaste deste artigo? Ajudou-te nesta tarefa de criares a tua primeira publicação? Se tiveres questões adicionais ou quiseres simplesmente deixar a tua opinião, podes fazê-lo em baixo, na secção de comentários.

Se precisares de apoio adicional na definição da tua estratégia de conteúdo, entra em contacto e vamos conversar sobre os teus objetivos! Envia mensagem pelo Instagram @saravieira.pt ou um email através do geral@saravieira.pt.

comentários
  • Avatar
    Flávio Ribeiro 8 Julho 2020

    Wow! Que artigo fantástico!
    Super útil para quem está a dar os primeiros passos neste “mundo”😁.
    Obrigado.