12 sites incríveis para download de imagens grátis para o teu Instagram ou Blog

Totalmente grátis, mesmo para uso comercial

Categorias: Conteúdo, Redes Sociais

Todas as pessoas que têm um negócio digital ou que produzem conteúdo online sabem que encontrar a imagem perfeita para um determinado projecto, artigo ou publicação é uma das tarefas mais complicadas que existem. Ou porque demoramos imenso tempo a encontrar a imagem que tínhamos em mente ou porque as fotografias que encontramos não se adequam ao estilo de imagem que precisamos… enfim.

Foi precisamente a pensar nesse desafio que reuni aqui 12 sites incríveis onde poderás encontrar, pesquisar e fazer download grátis de imagens (e até vídeos) de alta resolução. E sim, leste bem, de forma totalmente gratuita. Tentei reunir bancos de imagens gratuitos de diferentes estilos e com diferentes propostas de valor para cobrir diferentes necessidades.

Se tiveres sugestões de outros bancos de imagens grátis, por favor, deixa a tua indicação na secção de comentários.

12 dos melhores bancos de imagens grátis

1. Unsplash.com: banco de imagem com uma estética natural e real

Fotos em alta resolução grátis. Este não é o típico banco de imagens… tem uma estética diferente, o que é ótimo para conseguir fotografias e imagens únicas. Recomendo imenso esta plataforma porque as imagens são mais reais e orgânicas – transmitindo assim mais autenticidade ao vosso projecto.

Nesta plataforma podem ir guardando as imagens que mais gostam, criar álbuns específicos para diferentes fins, e depois é só fazer download quando precisarem. Podes ainda seguir fotógrafos (com os quais te identifiques) e depois tens um feed só com as fotos deles. Sem dúvida dos melhores bancos de imagens gratuitos que existem neste momento.

Site: https://unsplash.com

Banco de Imagens grátis: Unsplash.com: banco de imagem com uma estética natural e real

2. Pexels: imagens de alta resolução reais (sem parecer stock)

Depois do Unsplash, o Pexels é o meu banco de imagens preferido. Aqui encontrarás imagens e fotografias de alta qualidade, assim como vídeos, completamente gratuitos. Tal como o Unsplash, este banco de imagens tem fotos muito interessantes em termos estéticos. Alguns dos fotógrafos que aqui encontras não estão noutras plataformas e têm um estilo próprio, acabando por emprestar mais autenticidade às imagens.

Tal como no Unsplash tens a opção de ir gostando de imagens e assim as ires guardando. Recomendo vivamente!

Site: https://www.pexels.com/

Banco de imagem: Pexels: imagens de alta resolução reais (sem parecer stock)

3. Burst: banco de imagens com fotos temáticas

O Burst é um banco de imagens grátis do Shopify. Aqui poderás encontrar algumas imagens únicas, que não encontras em mais nenhuma outra plataforma de imagens e fotos gratuitas, pois estas são desenvolvidas especialmente para este site. A parte mais interessante, no meu ver, em relação a este banco de imagens em particular é que eles desenvolvem e partilham conteúdo temático grátis (ou seja, fotos da Páscoa, do verão, do outono, do Natal, do dia mãe, do dia dos namorados, etc.). Se tens produtos ou serviços que têm de ser divulgados em alturas específicas do ano, este banco de imagens é perfeito para isso mesmo.

Site: https://burst.shopify.com

Burst: banco de imagens com fotos temáticas

4. Life of Pix: banco de imagens com filtro por cor

Nesta plataforma vais encontrar imagens de alta resolução grátis para utilização pessoal ou comercial. Uma das vantagens deste banco de imagens é que na fase de pesquisa podes escolher e filtrar pelo tipo de cor predominante na imagem, pela orientação da foto (vertical ou horizontal) e podes ainda selecionar diferentes categorias para te ajudar a encontrar a fotografia que procuras. Este site têm ainda uma ligação com outro site (do mesmo grupo) onde podes encontrar vídeos de alta resolução grátis.

Site: https://www.lifeofpix.com

5. Reshot: banco de imagens com fotos naturais e únicas

A ideia e ângulo do banco de imagens Reshot é a mesma que a do Unsplash e Pexels: imagens mais naturais e únicas (sem aquela sensação de serem as típicas fotos de um banco de imagens).

Um problema com este tipo de sites é que as imagens tendem a ser repetitivas mas no caso do Reshot, encontrei imagens diferentes das que se encontram noutros sites, o que demostra que eles investem nos seus próprios fotógrafos o que é excelente quando estás à procura de novas imagens.

Site: https://www.reshot.com

Reshot: banco de imagens com fotos naturais e únicas

6. Picjumbo: típico banco de imagens

O Picjumbo é um banco de imagens com fotos mais “stocky”, ou seja, com aquelas típicas fotos de sessões fotográficas, mas tem a vantagem de ter fotos diferentes de muitos dos outros bancos de imagens (ou seja, mostra outras imagens para além daquelas que encontras em todos os bancos de imagens). Por isso mesmo pode valer a pena a visita. Nesta plataforma, e em termos de estilo, as fotos tendem a ser mais coloridas e vibrantes.

Site: https://picjumbo.com/

7. Kaboompics: colecção única de imagens grátis

Este banco de imagens grátis é um verdadeiro achado. Trata-se do site de uma fotografa (logo aí já é algo mais único e especial) e ela faz várias sessões fotográficas com vários temas. O resultado? Várias colecções de imagens com um estilo muito coeso e, por isso, perfeito para utilizares no teu projecto. Quanto mais definido for o teu estilo de imagens, melhor para a comunicação da tua marca. Daí ser tão importante encontrar bancos de imagens ou sites com fotos gratuitas com os quais nos identificamos e passamos a usar de forma recorrente.

Site: https://kaboompics.com

Banco de Imagens gratuito: Kaboompics: colecção única de imagens grátis

8. VisualHunt.com: motor de busca de imagens grátis

O visualhunt não é bem um banco de imagens mas sim um motor de busca para encontrar as melhores opções gratuitas entre os vários bancos de imagens. Dependendo do teu projecto, podes escolher procurar imagens para utilização num projecto comercial, não comercial ou imagens de domínio público ( “Commercial Use”, “Non-Commercial” e “Public Domain”).

Dica: Depois de escolheres a foto é sempre boa ideia confirmar na fonte (por exemplo, flickr) se a licença está correta no Visual Hunt (por vezes há discrepâncias).

Site: https://visualhunt.com

9. Gratisography: imagens criativas e divertidas grátis

Não uso este banco de imagens mas achei que seria boa ideia mencionar porque tem um ângulo muito específico e pode fazer sentido para alguns projectos. Basicamente este banco de imagens grátis tem fotos humorísticas, divertidas e inusitadas sobre várias categorias e tópicos. Para um projecto criativo, onde é preciso utilizar imagens que chamem à atenção, este banco de imagens é perfeito.

Site: https://gratisography.com/

10. New Old Stock: imagens antigas e a preto e branco gratuitas

Este também é um banco de imagens original e diferente de todos os outros que partilhei aqui. Este é um banco de imagens grátis de fotos antigas ou vintage. Se estiverem à procura de fotografias a preto e branco ou imagens antigas, este é o local perfeito para ir à procura dessas imagens. Todas as fotografias podem ser utilizadas livremente, sem quaisquer créditos.

Site: https://nos.twnsnd.co/

11. Foodiesfeed: imagens grátis de comida

Especificamente para quem está à procura de imagens gratuitas de comida, este é o banco de imagens perfeito. Nesta plataforma encontrarás mais de 1000 fotografias de comida grátis. Tens uma série de categorias diferentes e também vários estilos.

Site: https://www.foodiesfeed.com

12. Mixkit: arte, ilustrações e vídeos grátis

Este não é bem um banco de imagens, mas sim um banco de arte e vídeos grátis. Aqui podes selecionar e fazer download gratuito de vídeos, mas também ilustrações. A qualidade do trabalho é fantástica e por isso recomendo que dês uma vista de olhos.

Mixkit: Banco de arte, ilustrações e vídeos grátis

Site: https://mixkit.co

Para além destas 12 sugestões que partilhei, conheces outras? Se sim, partilha nos comentários e vamos-nos ajudar uns aos outros a encontrar imagens perfeitas para os nossos projectos.

Se gostaste deste artigo e queres guardar estes sites, não te esqueças de fazer pin desta imagem

Continuar a ler:

comentários