Marketing de Conteúdo: escrever conteúdo para atrair clientes resulta mesmo?

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Marketing de Conteúdo: escrever conteúdo para atrair clientes resulta mesmo?

Escrever conteúdo para atrair clientes resulta mesmo? Até que ponto?! Mais do que isso… Será que produzir conteúdo de forma orgânica (sem pagar para ter mais alcance) resulta? Será que o esforço vale a pena?

É sobre isso que quero falar contigo hoje, neste artigo. E vou partilhar contigo uma poderosa lição pessoal.

Não sei se sabes isto sobre mim, mas antes de lançar o meu próprio negócio trabalhava na Alemanha, numa multinacional (sabe mais sobre mim e o meu percurso profissional aqui). Entrei nessa empresa como Responsável de Comunicação e passado 1 ano a exercer essas funções, pediram-me para (além de enviar os comunicados de imprensa, estar presente em eventos e tratar da comunicação) criar de raiz um Blog para a marca.

E foi o que fiz. Sem qualquer conhecimento sobre Marketing de Conteúdo.

Na época tudo o que fazia era partilhar o que nós, enquanto marca, queríamos divulgar. Ou seja, era uma comunicação muito centrada em nós e o que queríamos transmitir.

Vários meses se passaram com esta “estratégia”. Resultados alcançados com o Blog? Poucos ou nenhuns.

Entretanto, deram-me a possibilidade de escolher entre continuar em Comunicação ou mudar para Marketing de Conteúdo para me focar no Blog a 100%. Escolhi o Blog porque representava uma oportunidade para crescer, para aprender novas competências e testar verdadeiramente as minhas capacidades (relembro: comecei este blog do zero).

Fui para uma equipa que me ensinou tudo:

  • Como identificar que conteúdos produzir;
  • Como apresentar esse conteúdo;
  • E como analisar e optimizar conteúdo para conversão.

E o que se passou nos meses seguintes foi crescimento, atrás de crescimento. Conquista, atrás de conquista. Até ao ponto em que Portugal (das várias dezenas de países em que a empresa fazia Marketing de Conteúdo) era o país mais rentável e um verdadeiro caso de sucesso.

Antes de sair, e no espaço de alguns meses, só com conteúdo orgânico ultrapassamos os 6 dígitos em vendas. E foi aí que eu percebi que sim, conteúdo funciona. Só é preciso é ter um plano bem definido.

E foi também aí que eu percebi que queria pegar no que tinha aprendido, partilhá-lo com outras pessoas e fazer a diferença em pequenos (grandes) negócios.

ps – Se queres rentabilizar o teu projecto, mas não fazes ideia o que publicar e como te apresentar, envia-me um email para geral@saravieira.pt ou uma mensagem privada através do Instagram @saravieira.pt! Vamos definir a tua estratégia em conjunto!

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