10 ferramentas essenciais para Empreendedoras Digitais e Bloggers

Há imensos sites, aplicações e ferramentas que facilitam o nosso trabalho enquanto empreendedoras digitais e criadoras de conteúdo. Tornam certas tarefas mais simples e mais rápidas, permitindo-nos poupar tempo e energia para nos focarmos no que realmente interessa: servir a nossa audiência e os nossos clientes.

Neste artigo partilho contigo algumas das minhas ferramentas online preferidas, muito úteis para quem faz gestão de conteúdos ou para quem tem um negócio online. E as dicas que aqui partilho cobrem várias áreas: desde a criação de imagens, download de imagens gratuitas e de alta qualidade, gestão de tempo e tarefas, organização do feed do Instagram, organização dos nossos ficheiros, até a ferramentas de SEO ou sites úteis para a criação e divulgação de conteúdo nas redes sociais.

10 ferramentas essenciais para Empreendedoras Digitais e Bloggers

Acompanha-me até ao final do artigo e descobre algumas das minhas ferramentas preferidas. No final, partilha comigo algumas das tuas, na secção de comentários.

1. Canva

O Canva é um programa de design online. Permite criar imagens ou banners para utilizar em websites e blogs, imagens para social media, cartazes, apresentações, posters, etc.

Esta plataforma não podia faltar nesta lista pois é um site que utilizo praticamente todos os dias. É lá que crio gráficos para usar no Instagram e no Pinterest e é lá que crio todos os meus produtos digitais, freebies e apresentações.

Ou seja, praticamente todos os produtos (tipo pdfs) que partilho com as minhas clientes são feitos no Canva. Este site torna todo este processo de criação de imagens e documentos muito mais fácil pois tem imensos templates à tua disposição. Tem versão paga, mas eu utilizo a versão gratuita e é excelente. Recomendo.

Site: https://www.canva.com/

2. Unsplash

O Unsplash é um banco de imagens de alta resolução grátis. A melhor parte deste site é que as imagens que aqui encontras não são as típicas fotografias de um banco de imagens. As fotos neste site têm uma estética muito particular – parecem mais reais e autênticas – e por isso é, sem dúvida, uma ferramenta imprescindível no meu negócio.

Escrevi um artigo só sobre bancos de imagens e, por isso, se quiseres mais sugestões, podes consultá-lo aqui: 12 sites incríveis para download de imagens grátis para o teu Instagram ou Blog

Site: https://unsplash.com/

3. Asana

O Asana é uma adição recente à minha lista de ferramentas essenciais no meu negócio mas que tem vindo a fazer toda a diferença. Basicamente esta é uma plataforma de gestão de trabalho, que te permite ficar focada nas tuas metas, projectos e tarefas diárias.

É lá que listo todas as minhas responsabilidades e tarefas (não só do meu negócio, mas também pessoais) e acaba por ser uma excelente forma de organizar o que tenho para fazer. Eu utilizo a versão gratuita e funciona perfeitamente para uma empreendedora a solo.

Site: https://asana.com/

4. Later

Para organização do meu feed do Instagram eu utilizo o site Later.com. Há imensas ferramentas deste género, para planeamento, agendamento organização do feed e publicação de posts, mas eu gosto particularmente desta porque tem app (ou seja, podes utilizar no telemóvel) mas também tem versão desktop (ou seja, podes utilizar no computador). Há uma sincronização automática entre a app e o site e isso permite-te por exemplo, fazer upload das fotos no telemóvel mas depois organizar e planear o feed no computador. Super prático!

Site: https://later.com/

5. Google Drive

Outra ferramenta imprescindível no meu caso é o Google Drive. Para organizar as pastas e ficheiros do teu negócio ou projecto digital, nada melhor do que o Google Drive. Dessa forma tens sempre acesso aos teus documentos mais importantes, indenpendemente de onde estiveres. Basta fazeres login com a tua conta Google e tens todos os teus documentos ali, prontos a serem actualizados.

Outro benefício de ter tudo no Drive é que todos os documentos em que estás a trabalhar são guardamos automaticamente. Por exemplo, se estiver a escrever um post para o Instagram no Google Doc, esse documento está constantemente a ser guardado – garantindo assim que essa informação não se perde.

Site: https://drive.google.com

6. Yoast SEO

Outra aplicação que é essencial e super útil é o Yoast SEO. Este é um plug-in que se coloca no WordPress e te permite optimizar os teus artigos do blog para SEO – ou seja, para o teu conteúdo ser encontrado pelo motor de busca Google.

Nesta aplicação tens um espaço para colocar o título SEO do teu artigo, assim como a meta description e palavra-chave principal. Depois de inserires todos os dados, o Yoast SEO diz-te se o teu artigo está optimizado ou não, dando-te sugestões de melhoria.

7. Hemingway app

Este site lê o teu conteúdo e diz-te quais as frases que estão demasiado longas e difíceis de ler. Se o texto aparecer a vermelho é porque a dificuldade de leitura e compreensão é alta e se aparecer a amarelo é porque ainda tens margem para melhorar.

Sempre que tenho uma mensagem importante (como copy para ir para umas sales page) passo o meu texto pelo Hemingway app e tento simplificar o meu texto ao máximo para garantir que é de fácil compreensão.

Site: http://www.hemingwayapp.com/

8. Buzzsumo

Outra ferramenta muito útil é o Buzzsumo. Quando queres perceber que tipo de conteúdo é que está a ter receptividade ou que tipo de tópicos estão a gerar discussão, esta aplicação é excelente.

Podes pesquisar por tópico ou até por um determinado site (útil, por exemplo, quando queres perceber que tipo de conteúdos do site x têm mais sucesso).

Para mim é útil quando estou à procura de ideias, na fase de pesquisa, antes da criação de conteúdo, para confirmar quais os tópicos e ângulos mais interessantes.

A versão gratuita só pode ser utilizada algumas vezes por mês e após esse número de utilizações fica indisponível.

Site: https://buzzsumo.com/

9. Tailwind

Se utilizas regularmente o Pinterest e gostarias de fazer crescer a tua conta (para gerar mais tráfego para o teu site), o Tailwind é absolutamente essencial. Basicamente esta é uma ferramenta de agendamento de pins e que te permite poupar imenso tempo. Aqui podes fazer upload de todos os pins do teu site de uma só vez, escolher os álbuns nos quais queres que esses pins fiquem e agendar a sua partilha.

Eu utilizo a versão gratuita e faço pin manual através do Tailwind (ou seja, poupo imenso tempo no upload em massa), mas depois sou eu a escolher quando faço o pin. Para testares e teres acesso ao agendamento automático, inscreve-te no site e podes testar a versão paga. No final do trial period, se não quiseres pagar podes ficar com a conta básica, que te permite fazer upload dos pins.

Site: https://www.tailwindapp.com/

10. Google Analytics

Se tens um site ou blog é imperativo teres Google Analytics. É através desta ferramenta que vais conseguir perceber qual é o conteúdo ou páginas que estão a resultar, qual é o conteúdo ou páginas que precisam de atenção, etc.

Escrevi um post detalhado sobre este site, onde partilho 5 dados essenciais que tens de dominar no Google Analytics.

Site: https://analytics.google.com

11. Tinypng

Uma componente muito importante para a performance do teu site ou blgo é o peso das imagens e consequentemente o tempo de resposta do teu site. Para optimizar ao máximo esta parte do teu site, eu recomendo que utilizes uma ferramenta para comprimir o tamanho dos ficheiros. No meu caso, eu utilizo o tinypng pois é super simples e fácil de utilizar. Basta arrastares até 20 imagens e fazeres download dos ficheiros comprimidos.

Site: https://tinypng.com/

12. Google Calendar

Esta aplicação vai de mãos dadas com o Asana do planeamento e organização dos meus dias, mas neste caso utilizo o Google Calendar para marcar qualquer compromisso que tenha. Se tiver reuniões com clientes ou mesmo um almoço com uma amiga, vai tudo para o Google Calendar.

Assim tens sempre todos os teus compromissos num só lugar. Simples e muito muito prático.

Utilizas algumas destas ferramentas frequentemente? Se sim, quais? E que outras sugestões tens de sites que são absolutamente essenciais para ti? Deixa a tua sugestão nos comentários.

Site: https://calendar.google.com/calendar/r

Continuar a ler:

comentários