O engajamento nos posts do Instagram caiu. Como reagir a esta situação?

Sim, o engagement no feed está a diminuir, mas não, não é preciso entrar em pânico! Já se tinha sentido uma diminuição no alcance, número de gostos e comentários no Instagram. Esta tendência tem, contudo, vindo a intensificar-se nos últimos tempos.

A má notícia é que o engagement não só diminuiu, como vai continuar a diminuir nos próximos meses. É um facto. Não vale a pena lamentarmo-nos. Está completamente fora do nosso controlo.

A boa notícia é que agora, mais do que nunca, é essencial trabalhar esta plataforma de forma intencional e estratégica. Se o fizermos, se compreendermos as regras do jogo, teremos mais sucesso. Se antigamente publicar uma foto bonita, sem descrição e com imensas hashtags resultava, hoje em dia este tipo de estratégia (ou falta dela) não funciona.

Como reagir às alterações do engajamento nas publicações do Instagram?

Redirecionar a nossa atenção para onde o nosso público passa mais tempo: as Stories

O engagement no feed está a diminuir, entre outros motivos, porque as pessoas passam mais tempo a consumir o conteúdo das stories (do que a ler publicações no feed).

E enquanto empreendedoras devemos estar presentes onde está o nosso público. O que é que isso significa? Significa investir mais na criação de conteúdo para as stories do que para os posts.

Por exemplo, se crias novos posts para o feed todos os dias e estás nas stories de vez em quando, está altura de inverteres a tua estratégia.
Passa a estar presente nas stories consistentemente (com conteúdos de valor) e publicar no feed de forma mais esporádica. (Isto, claro, se não quiseres investir mais tempo do que já fazes. Se tiveres oportunidade de criar conteúdo de forma consistente para ambos, perfeito!).

Esta é apenas UMA das estratégias para acompanhares as mudanças da plataforma. Há outras relacionadas com a forma como apresentamos conteúdo no feed ou mesmo a forma como nos relacionados com a nossa audiência, para além de gostos e comentários (hint, hint: mensagens privadas).

Gostavas que falasse mais sobre outras das estratégias que tenho testado e tendências gerais que tenho observado? Se sim, diz-me aqui nos comentários.

Faz pin para guardar este artigo

Ainda sobre Stories, continuar a ler:

comentários
  • Avatar
    Cherry 5 Fevereiro 2020

    Tenho usado muito essa dica de redirecionar a publicação para o Stories :).
    Beijinhos