Como editar fotos para o Instagram, passo a passo

Cria um feed harmonioso através da forma como editas as tuas fotos

Categorias: Conteúdo, Instagram

Queres criar um feed visualmente coeso e harmonioso, mas não sabes muito bem como editar as tuas imagens para criar essa coerência visual? É natural termos fotos de diferentes origens, com diferentes cores, tons e níveis de contraste e luminosidade, o que pode resultar num feed confuso e pouco apelativo.

Mas hoje vamos mudar isso! Neste artigo vou partilhar contigo algumas das apps que podes utilizar para editar as tuas fotos. Além disso, vou explicar-te, passo a passo, como utilizar uma dessas apps para editares as tuas fotografias e criar assim um feed cativante. Vamos a isto?

Melhores apps para Editar Fotografias para o Instagram

VSCO

A app VSCO é a minha preferida por várias razões: é fácil de utilizar, tem filtros com bastante qualidade e é possível copiar e colar a edição em várias imagens em simultâneo (não sendo preciso editar uma a uma).

Todas as fotos que vês no meu perfil de Instagram são editadas através desta aplicação – que é bastante completa. No final do artigo, vou partilhar contigo um tutorial, passo a passo, onde partilho tudo o que precisas de saber para editar as tuas fotos com esta app.

Ideal se quiseres filtros de qualidade e uma edição rápida.

Snapseed

O Snapseed é uma das apps, com versão gratuita, mais completa. Este editor de fotos da Google é semelhante ao Lightroom e permite muitas possibilidade de edição.

Para além das mais básicas como cortar, colocar um filtro ou alterar luminosidade e contraste, o Snapseed permite, entre outras opções, mudar a perspectiva de uma imagem e trabalhar áreas específicas da imagem (desfocando o fundo, por exemplo).

Ideal para quem quer mesmo ter mais controlo e editar a fundo as suas imagens.

Inshot

O Inshot é uma app muito completa, que nos permite editar não só imagens, como vídeo. Nesta app – com versão gratuita – podemos aplicar um filtro, ajustar uma série de parâmetros (como brilho, contraste, temperatura, cor, etc.) ou ainda cortar a imagem.

Na app Inshot também é possível acrescentar texto e stickers às imagens. Se quiseres saber mais sobre esta app, podes ler o artigo – As 10 melhores apps para fazer Instagram Stories – onde descrevo um pouco mais as potencialidades desta aplicação.

Ideal se quiseres uma só app para várias funções.

Outras opções de Editores de Fotos

Há imensas aplicações que nos permitem editar e personalizar as nossas imagens. Neste artigo partilhei contigo 3 das melhores, mas a lista poderia ser bem maior! Algumas referências que vale a pena fazer (e que podes pesquisar para saber mais): Adobe Ligthroom, Photoshop Express, Editor de Fotos InstaShot ou ainda Lens Distortions. Procura na App Store ou Google Play e descobre qual destas apps funciona melhor para o tipo de edição que procuras.

Como Editar uma Fotografia para o Instagram no VSCO, em 5 simples passos

Passo 1: Abrir a aplicação

Faz download da app VSCO na Apple Store ou Google Play. Depois de feito o download, abre a app.

Vai aparecer automaticamente o teu Estúdio (onde encontras as fotos da tua galeria e os rascunhos de edição do VSCO). Se não te aparecer o Estúdio, seleciona o ícone com um “+” (localizado no menu inferior, no centro).

Passo 2: Selecionar a imagem

Agora que estás na tua galeria de imagens (Rolo da Câmara), seleciona a fotografia que queres editar.

Ao carregares na imagem ela vai ficar destacada e irão surgir novas opções na barra inferior: “Editar”, “Montagem”, “Partilhar” e “Mais.” Seleciona a opção “Editar”.

Passo 3: Aplicar Filtro

Depois de carregares em “Editar”, vai-te aparecer uma barra com vários filtros (A4, A5, A6, B1, etc.). Percorre esta barra e vai selecionando diferentes filtros, até encontrares uma opção que gostas.

Ao carregares no teu filtro preferido, irá aparecer um regulador de intensidade no meio do filtro. Carrega nesse ícone para editar a intensidade do filtro. Por defeito, a imagem tem o filtro aplicado no nível máximo (“+12”).

Se quiseres ter coerência visual no teu feed, mas ter fotografias com um aspecto mais natural, recomendo-te aplicares apenas metade da intensidade (“+6”). Na minha edição aplico apenas +3 a +4 para não ficar demasiado artificial.

Passo 4: Editar últimos detalhes

Se quiseres apenas aplicar um filtro, podes passar para o passo seguinte. Contudo, pode ser interessante fazeres alguns ajustes – como mudares a exposição e contraste, ajustares o tamanho da fotografia, aumentares a nitidez ou claridade, equilibrar as cores ou mudar o tom de pele.

Para fazeres tudo isto, carrega na segunda opção do menu inferior – onde vais encontrar todas estas opções de edição. Basta carregares dentro de cada uma destas funções e ajustares a tua imagem de acordo com o que pretendes.

Dica Extra: Para o Instagram recomendo-te recortar a fotografia escolhendo a opção 4:5 – pois fotos na vertical têm normalmente mais performance, do que fotos quadradas (1:1). Vê toda a informação aqui: Quais as dimensões ideais para os posts do Instagram?

Assim que a edição esteja do teu agrado, podemos então fazer download da imagem.

Passo 5: Fazer download da Imagem Editada

Agora que a imagem está editada, o próximo passo é carregar no canto superior direito, onde diz “Seguinte”. Vão surgir duas opções: “Guardar no Rolo da Câmara” ou “Publicar no VSCO”. Seleciona a primeira e carrega em Guardar.

A tua fotografia editada ficará agora disponível na tua galeria do telemóvel, pronta a colocar no Instagram ou na tua ferramenta de agendamento de publicações. Simples, não é?

Como editar várias fotografias em simultâneo no VSCO

Como partilhei contigo antes, um dos aspectos que mais gosto nesta app é o facto de conseguir copiar e colar a edição de uma fotografia para várias imagens em simultâneo. O que significa que em vez de ter de estar a editar as imagens uma a uma, posso com apenas alguns cliques editar dezenas de fotografias.

Vou explicar-te exatamente como o fazer.

No Rolo da Câmara, começa por selecionar as imagens que queres editar. Seleciona no canto inferior direito a opção que diz “Mais” e carrega em “Criar rascunhos”. Isto faz com que as imagens que tens na galeria do teu telemóvel se tornem rascunhos, prontos a ser editados na app VSCO.

Agora que as tuas fotos estão nos rascunhos, seleciona a imagem que já tinhas editado previamente. Depois da imagem selecionada (tal como mostra a imagem abaixo no centro), seleciona no canto inferior direito a opção “Mais” e carrega em “Copiar Edições”.

Agora que a edição daquela imagem foi copiada, vamos selecionar todas as imagens novas (que ainda não foram editadas). Carrega novamente na opção “Mais”, situada no canto inferior direito. E agora seleciona a opção “Colar Edições”. Automaticamente as tuas fotos serão editadas, com exatamente o mesmo filtro e as mesmas características da original.

Depois de aplicares a edição igual para todas as imagens, podes agora ir às que precisam de ajustes finais e adaptar. Por exemplo, uma determinada imagem pode estar mais escura que as restantes e, por isso, faz sentido adaptar a luminosidade naquela fotografia em específico.

A vantagem de editares as tuas fotografias num editor é que podes comparar as imagens lado a lado e confirmar se estão visualmente coerentes ou não, e editar novamente caso seja necessário.

Para guardares as fotografias editadas no teu telemóvel, basta selecionares as fotos, carregas no “Mais” (no canto inferior direito) e selecionares a opção “Guardar no Rolo da Câmara” (tal como podes ver na terceira imagem acima).

Agora que aprendeste a editar as tuas fotografias com o mesmo filtro e edição, poderás criar um feed visualmente harmonioso e coerente! Alguma dúvida? Partilha na secção de comentários, que eu responderei!

Continuar a ler:

comentários