Como criar Instagram Stories: TUDO o que precisas de saber

O derradeiro guia, passo a passo, sobre Instagram Stories

Categorias: Instagram, Redes Sociais

Queres criar Stories no Instagram mas não fazes a mínima ideia como funcionam? Não sabes como aceder às stories, como acrescentar texto, mudar a cor do fundo, fazer perguntas, colocar várias imagens na mesma story ou fazer vídeos?

Então estás no sítio certo. Neste artigo compilei ABSOLUTAMENTE TUDO o que precisas de saber para criar Stories no teu perfil de Instagram. Pronta para dominares a criação de Stories?

Índice: Derradeiro Guia sobre Instagram Stories

Para te ajudar a navegar este artigo tão aprofundado, vou colocar aqui um índice para que vás diretamente à área que te interessa!

Contudo, se estás agora a começar a utilizar as Stories e queres perceber a fundo como funcionam e como tirar partido desta ferramenta, recomendo-te ler de uma ponta a outra, e ires testando e implementando para que possas realmente aprender a aplicar.

O artigo está dividido em 3 partes:

O que precisas de saber sobre Stories

Como criar Instagram Stories

Opções disponíveis depois da Story Publicada

O que são Stories e onde as podes encontrar

Instagram Stories é um tipo de conteúdo do Instagram, mais espontâneo e interativo do que os posts do feed, que só está disponível por 24h. Depois destas 24 horas deixa de aparecer no teu perfil e de estar disponível para consulta – a não ser que coloques essas stories nos Destaques. Lá à frente explico-te como o fazer.

Onde é que as stories aparecem e como posso ter acesso? As stories (tanto as tuas, como as das pessoas que segues) aparecem na parte superior do ecrã, quando estás no feed principal. Alternativamente, também posso aceder e ver as tuas stories quando vou ao teu perfil.

Quando publicas stories, a tua imagem de perfil fica com um círculo rosa e laranja (tal como podes ver nos perfis na imagem de cima) – destacando assim o facto de teres publicado conteúdo.

Com que ordem aparecem as minhas stories? As tuas stories aparecem por ordem cronológica. Portanto se queres seguir uma determinada sequência, garante que publicas na ordem certa, pois não podes editar a ordem depois de publicada.

Como aceder às Stories

Há 3 formas diferentes de acederes às tuas stories:

1. Se estiveres no menu principal, podes simplesmente carregar onde diz “A tua história”.

2. Podes também carregar no “+” que encontras no canto superior direito e selecionar a opção que diz “História”, mesmo ao lado de “Publicação”.

3. Alternativamente, se tiveres no teu perfil, podes carregar no “+” no canto superior direito e selecionar “História”.

Como Criar Stories: As principais Funções e opções de Edição

Quando abres a tua story, vais ter uma série de opções de edição e criação disponíveis, tanto do lado esquerdo, como na parte inferior do ecrã.

Do lado esquerdo, podes ver, por esta ordem:

  • A opção “Aa“, que nos dá várias opções para criar stories: com fundo opaco, com fundo de GIFs e com templates dados pelo Instagram; e ainda a possibilidade de fazer sondagens, perguntas, questionários ou uma contagem decrescente;
  • Criar um boomerang (ou seja, uma imagem em movimento);
  • Criar uma story com várias imagens (Disposição) – tens várias opções de grelha disponíveis;
  • Criar uma sequência de várias stories com diferentes fotos (Sequência);
  • Podes usar o Nível para nivelar a tua imagem;
  • Podes usar o Laboratório de Fotos – esta ferramenta vai permitir-te criar uma story, com 3 imagens (tiradas com um contador automático);
  • O Superzoom – algo que podes utilizar quando estás a gravar uma story em vídeo.
  • Ou ainda a opção Mãos-livres (para gravares ininterrumpidamente por 1 minuto consecutivo ou até escolheres terminar o teu vídeo).

No parte inferior do ecrã, tens duas áreas:

  • A parte com os círculos – que são os filtros e efeitos que podes aplicar nas tuas stories (às fotos ou vídeos);
  • E ainda a opção de mudares de uma “História” para uma “Publicação”, “Vídeo do Reels” ou “Direto”.

No canto inferior direito tens a opção de ir buscar uma imagem e tornar essa imagem a base da tua story (com uma foto ou um fundo, por exemplo), enquanto do lado direito tens a opção de virar a câmara (caso queiras tirar uma selfie ou gravar um vídeo onde apareces).

Se quiseres utilizar templates personalizados e específicos para a tua marca, recomendo-te guardares esses templates na galeria do teu telemóvel e sempre que fores fazer uma story, podes então carregar no ícone da galeria (no canto inferior esquerdo, como mostra a primeira imagem), e selecionar então o template pré-definido.

Como criar uma Story

Agora que sabemos exatamente o que faz cada uma das opções no ecrã, o primeiro passo é decidir que tipo de story queres partilhar:

  • Uma com um fundo opaco;
  • Uma com uma foto ou imagem;
  • Uma com uma foto em movimento;
  • Ou uma story com vídeo.

Vamos ver detalhadamente como fazer cada uma das opções.

Como criar uma Story com um Fundo Opaco

Depois de abrires as stories (tal como expliquei nas indicações anteriores), vais carregar na bola branca do meio para tirar uma foto (não interessa se a foto fica bem ou mal, pois vamos cobrir essa foto).

Depois de carregares no botão e tirares a foto, vão te aparecer algumas opções do canto superior direito:

  • O primeiro ícone é para fazer download da story (para a transferir para o teu telemóvel);
  • A segunda opção é para aplicar filtros;
  • A terceira é onde encontras todos os stickers (ou “adesivos”) – desde acrescentar a tua localização, a identificar outra conta, a colocar uma hashtag, a colocar um gif (ou elemento animado na tua story), a acrescentar música, ou fazer perguntas. Tudo isso é feito aqui, neste ícone.
  • O quarto ícone, com uma linha, é o que podemos usar para pintar, desenhar ou limpar a nossa story. E vai ser precisamente este que vamos utilizar para criar um fundo opaco.
  • Por último, o último ícone é o do texto. É aqui que vais criar e acrescentar o texto da tua story (podendo alterar a orientação do texto, a cor do texto, os efeitos e tipo de letra do texto, assim como criar texto animado).

Para criares a tua story com fundo opaco de uma cor, vais selecionar o ícone da linha (ou seja, o quarto elemento no canto superior direito) – tal como vês na imagem abaixo.

Depois vais selecionar a cor que pretendes utilizar (na barra que encontras no fundo da tua story). Podes usar uma das cores que aparecem (as cores já pré-definidas pelo Instagram) ou selecionar uma outra – tal como te explico neste tutorial: Como personalizar a cor de fundo nas Stories.

Depois de teres a cor selecionada, e garantindo que tens o primeiro marcador selecionado, vais carregar no ecrã durante 2 segundos. Automaticamente, todo o ecrã fica da cor que tinhas selecionado (tal como consegues ver na terceira imagem, ali em cima).

Carregas em “Concluído” no canto superior direito. E podes agora acrescentar texto ou qualquer outro elemento que queiras incluir. Assim que terminares podes carregar onde diz “Enviar para” e depois “Partilhar”.

Como criar uma Story com uma Foto

Para criares uma Story com uma foto basta simplesmente carregares na grande bola branca no centro do teu ecrã e vais automaticamente tirar uma foto, que podes posteriormente editar e acrescentar quaisquer elementos que querias.

Alternativamente, se quiseres tirar uma selfie (uma foto tua), podes carregar no ícone que encontras no canto inferior direito e virar assim a câmara para ti (tal como vês na imagem abaixo, no lado direito). O processo é exatamente o mesmo. Carregar para tirar a foto e acrescentar qualquer elemento que querias.

Se for uma imagem ou fotografia que já tenhas no teu telemóvel, basta carregares no ícone que encontras no canto inferior esquerdo (tal como vês na nesta imagem do lado esquerdo) e selecionar essa imagem na tua galeria. Ela será automaticamente adicionada à tua story, assim que a seleciones, e depois poderás redimensioná-la e reposicioná-la ao teu gosto.

Como criar uma Story com uma Imagem em Movimento (um Boomerang)

Para criares uma Story com um boomerang, basta selecionares essa opção no lado esquerdo do teu ecrã que diz “Boomerang“. E podes criar uma imagem em movimento utilizando a câmara normal ou a de selfie – para mudar a câmara segue as indicações no último parágrafo.

Para o fazeres basta pressionares a bola branca do centro. Se pressionares durante pouco tempo, vais ter um boomerang mais pequeno. Se pressionares durante mais tempo, vai captar uma imagem com mais movimento.

Como criar uma Story em Vídeo

Caso queiras criar Stories com vídeo, é muito simples.

Podes simplesmente carregar no botão branco e começar a gravar, ou podes ainda utilizar o modo “Mãos-livres” para não teres de estar a pressionar, enquanto estás a gravar.

Pessoalmente gosto muito desta opção quando estou a explicar algo, porque podes estar totalmente concentrada no que estás a transmitir, sem ter de estar a carregar no ecrã.

Para aceder à opção “Mãos-livres”, basta carregares na seta que encontras do teu lado esquerdo (logo após o “Nível”), e selecionar opção que diz “Mãos-livres” – tal como podes ver nesta imagem.

Nesta opção poderás gravar um vídeo com duração máxima de 1 minuto, ou seja, 4 stories de 15 segundos.

Dica Extra: Não é possível gravar uma story maior (com mais de um minuto) de seguida. Contudo, caso o querias fazer – criar uma sequência em vídeo mais longa -, podes fazer o seguinte: gravar o primeiro minuto, fazer download de cada um dos 4 frames (carregando no canto superior direito, onde encontras uma seta para baixo) e continuar a gravar as restantes stories. Posteriormente fazes upload dessas stories, 4 a 4, e publicas em sequência (depois de acrescentares texto ou qualquer outro tipo de personalização).

Agora que já criamos a base da tua story, quer seja com um fundo, com uma foto, uma imagem em movimento ou um vídeo, vamos agora perceber como podemos acrescentar todos os outros elementos à tua story.

Como colocar um Filtro ou Efeito na Story

Caso queiras tirar uma foto ou fazer um vídeo para uma story utilizando um efeito ou filtro, basta percorreres os círculos que encontras à esquerda e direita da tua bola branca, no centro do ecrã.

Os círculos à esquerda são os filtros que guardaste. E os círculos à direita são novas opções de filtros, que podes explorar. Caso querias encontrar um filtro específico, percorre toda a lista do lado direito, até encontrares a opção que diz “Explorar Efeitos”. E aqui poderás ter acesso a mais efeitos e pesquisar por filtros específicos.

Como escrever Texto numa Story

Para acrescentares texto na tua story, vais carregar no canto superior direito na opção que diz “Aa”.

Aqui vais encontrar 3 áreas:

Na parte superior, e por esta ordem:

  • A opção de centrar o texto, alinhar à esquerda ou alinhar à direita;
  • A opção de mudar a cor do texto – Esta é a opção que deves utilizar se quiseres editar a cor do teu texto. Podes utilizar as cores pré-definidas pelo Instagram (ou aceder a milhares de outras opções, seguindo este tutorial: Como escolher cores nas Stories (para além das pré-definidas);
  • A opção de acrescentar um fundo ao teu texto – Podes utilizar esta opção para destacar o texto do fundo e aumentar assim a leitura do teu conteúdo;
  • Ou ainda a opção de animar o teu texto – garantindo assim que ele aparece aos poucos no ecrã, em vez de todo de uma vez. Esta é a opção que deves selecionar se queres que o teu texto aparece em movimento.

No lado esquerdo, encontras uma barra que te permite alterar a largura do teu texto, tal como podes ver nestas imagens:

Na parte inferior do ecrã, podes selecionar vários tipos de letra. É esta a função que te vai permitir usar tipos de letra diferentes nas Stories. Podes utilizar apenas uma ou uma combinação de vários tipos de letra.

Assim que tenhas incluído o texto que querias, com a formatação que gostarias, basta carregar no canto superior direito, onde diz “Concluído” e o texto fica pronto.

Podes ainda movimentá-lo na story, até ficar no local e posição que gostarias. Ao movimentar o texto, vais perceber que ao passa-lo no centro te aparece uma linha azul (essa linha dá-te a indicação que o teu texto está centrado corretamente).

Como mudar a cor de apenas uma parte do texto

Mudar a cor de apenas uma parte do teu texto é muito simples! Fazes exatamente igual como se fosses mudar a cor do texto, mas em vez de selecionar todo o texto, selecionas apenas as palavras ou letras que queres numa cor diferente. Depois de selecionado o texto, carregas na cor e o texto aparece automaticamente numa cor diferente do resto.

Como criar um texto Arco-íris

Para criares um texto colorido nas tuas stories, segue este passo a passo:

  • Começa por escrever o texto que queres em arco-íris;
  • Seleciona esse texto e carrega numa das cores pré-selecionadas do Instagram, até surgir a barra com todas as cores.
  • Depois vai movendo a seleção do texto à medida que vais selecionando novas cores. Este processo é feito com 2 dedos a tocar simultaneamente no ecrã – um no texto e outro nas cores.

Como acrescentar uma Imagem numa Story

Para acrescentares uma imagem numa story, basta carregares no ícone dos Stickers (tal como vês na imagem), percorrer as diferentes opções, até encontrares o símbolo da galeria.

Carregas nesse símbolo e vai ter a possibilidade de escolher qualquer imagem. Selecionas a imagem que queres e o Instagram vai automaticamente colocar essa imagem na tua story.

Tal como acontece com qualquer elemento, vais poder movimentá-lo e posicioná-lo como quiseres. Podes inclusivamente centrar a imagem (basta mexeres até aparecer a linha azul no centro).

Dica Extra: Se carregares na imagem, vais ter a opção de colocar os cantos redondos (como te mostro na imagem em cima). Se carregares novamente, volta ao modo pré-definido, de cantos retos.

Como colocar Várias Fotos na mesma Story

Há duas formas de colocares várias fotos na mesma story:

  • Utilizando a opção “Disposição” – que encontras do lado esquerdo do teu ecrã, quando estás a criar uma story. Nesta opção vais tirando as fotos e compondo aquela story.
  • Ou utilizando o mesmo método que partilhei contigo no parágrafo anterior, mas repetindo para todas as imagens que queres acrescentar. Lê a descrição anterior para saberes como acrescentar várias imagens do teu telemóvel na tua story.

Como fazer Perguntas nas Instagram Stories

Gera interação nas tuas Stories utilizando a sondagem, a pergunta, o slider e o questionário

Há várias formas de criares interação com a tua audiência e fazeres perguntas. Vamos ver cada uma dessas opções:

Sondagem

A Sondagem permite-te fazer uma pergunta e dar duas opções de resposta. Podes editar o campo da pergunta ou deixá-lo vazio, se quiseres a pergunta com um tipo de letra específico. Nesse caso, crias um texto à parte e colocas a sondagem imediatamente abaixo.

Podes ainda, para além do texto em cada opção, colocar emojis (tal como vês na imagem abaixo).

Para veres quantas pessoas votaram em cada uma das opções, basta ires à story (depois de publicada) e fazeres swipe up (deslizar para cima). Aqui terás acesso a quantas pessoas votaram numa opção e na outra e por um período limitado de tempo, terás também acesso às pessoas que votaram em cada opção.

Pergunta

Esta opção permite-te partilhar uma pergunta de caixa aberta. Podes escrever a tua pergunta (com emojis) e alterar a cor da caixa carregando no ícone colorido no topo da story.

Depois de publicada a pergunta, para acederes às respostas, basta abrires a tua story, fazeres swipe up (deslizar para cima) e vais ver todas as respostas que recebeste em relação à tua questão.

Slider

Podes ainda utilizar o slider, que é uma opção mais simples de interação, onde as pessoas deslizam pouco ou muito para mostrar a sua opinião em relação ao que estás a partilhar.

Podes escrever a pergunta diretamente (ou deixar este espaço vazio) e podes ainda personalizar o emoji que queres usar. Para isso basta deslizares para a direita (como podes ver na imagem abaixo) e carregares no ícone “+” e escolher o emoji que queres usar.

Questionário

Para além destas opções, tens ainda o questionário, onde podes colocar até 4 opções de resposta. Preenche o espaço da pergunta e das opções de resposta.

Como vês na imagem acima, o Instagram assume sempre que há uma resposta correta (pois foi criado para as pessoas adivinharem respostas). A resposta certa é a opção que aparece a verde e, antes de publicar o questionário, podes personalizar qual é a opção certa.

Se quiseres utilizar o questionário para saber mais sobre a tua audiência (e não para as pessoas adivinharem a resposta correcta), podes acrescentar uma breve nota na story a dizer algo como “Não há opção correta”.

Para acederes a qualquer destas opções, basta carregares no ícone dos “Stickers”, no canto superior direito. E escolher o tipo de pergunta que queres fazer: sondagem, pergunta, slider ou questionário (tal como consegues ver nesta imagem).

Como Marcar ou Mencionar alguém nas Stories

Para identificares outra conta na tua story, basta carregares no ícone dos Stickers (o ícone na terceira posição e tal como te mostrei em imagens anteriores) , e selecionares a opção “@mencionar”.

Depois basta pesquisares pelo nome da pessoa ou conta que queres identificar na tua Story. Vão surgir várias opções. Seleciona a correta. Assim que tenhas acrescentado este sticker na tua story, podes carregar no mesmo para mudar a sua cor: tens 3 opções (roxo, cinza ou colorido).

Esta pessoa será notificada e poderá partilhar a tua story nas stories dela.

Como acrescentar Hashtags numa Story

Há duas formas de acrescentares hashtags numa Story. Podes:

  • Carregar no ícone dos Stickers e selecionar a opção “#Hashtag” e acrescentares a hashtag que pretendes. Ao escreveres a tua hashtag, irão aparecer várias sugestões na parte de baixo do ecrã (tal como vês nesta imagem). Seleciona a hashtag correta e no final, poderás personalizar a cor da tua hashtag. Tens 3 opções: roxo, cinza ou colorido.

  • Podes ainda selecionar o ícone do texto “Aa” e escrever todas as hashtags que queres acrescentar. No caso das stories, o limite máximo permitido são 10 hashtags.

Como colocar um GIF numa Story

Caso querias adicionar um GIF à tua story, começa por carregar no ícone dos Stickers (que encontras no canto superior direito do ecrã) e depois carregar onde diz “GIF“.

Vai-te automaticamente aparecer uma barra de pesquisa. Escreve nesta barra o tipo de GIF que queres adicionar. Por exemplo, se queres colocar uma seta, podes pesquisar por “seta” ou “arrow”.

Dica Extra: recomendo-te pesquisares por termos em inglês, sempre que possível, porque tens mais variedade em termos de resultados.

Depois basta selecionares o GIF que queres usar e poderás redimensioná-lo e movimentá-lo até ficar na posição certa.

A propósito dos GIFs, deixo-te estes dois artigos, onde partilho:

Como colocar Emojis numa Story

Para acrescentares Emojis na tua Story é muito simples! Carrega no ícone dos Stickers (no canto superior direito), vai para baixo e percorre toda a lista de opções até encontrares os emojis.

Depois é só selecionares o emoji que queres acrescentar e carregar para ser automaticamente adicionado à tua story.

Alternativamente, podes ainda utilizar o ícone do texto (“Aa”) e em vez de escreveres texto, acrescentares os emojis que queres incluir.

Como colocar Música numa Story

Para acrescentares música às tuas stories, começa por carregar no ícone dos Stickers (que encontras no canto superior direito) e selecionar a opção que diz “Música”.

Aqui vais encontrar uma barra de pesquisa (assim como algumas sugestões). Podes pesquisar pela música que pretendes usar e esta será adicionada à tua story.

Ao adicionar a música, vão-te aparecer várias opções de apresentação – ou a mostrar a letra da música, ou o nome ou a imagem do álbum (tal como podes ver na imagem abaixo).

Se não quiseres que apareçam nem as letras da música, nem sticker com o nome ou a imagem do álbum, podes selecionar a opção com o nome da música, carregar em “Concluído” e minimizar ao máximo até esse sticker deixar de ser vísivel. A música vai na mesma aparecer na story, mas o sticker deixa de ser perceptível. Simples!

Dica Extra: Se não te aparece a opção Música nas tuas Stories, tenta seguir as indicações que encontras neste artigo: Porque é que o meu Instagram não tem todas a opções e funcionalidades?.

Como acrescentar a Localização nas Stories

Se quiseres identificar a tua localização nas stories, podes fazê-lo carregando no ícone dos Stickers – que encontras no canto superior direito da tua story – e selecionar a opção “Localização”.

Vão-te aparecer algumas opções com base na tua localização atual, mas podes pesquisar por uma outra opção. No final basta carregar na opção que queres usar e ela será automaticamente acrescentada na story.

Depois de estar na story, podes clicar na localização para mudar este sticker de cor. Tens 3 opções: roxo, cinza ou colorido.

Como criar uma Contagem Decrescente nas Stories

Caso vás publicar um post importante, fazer uma live ou fazer o lançamento de um novo produto ou serviço, pode ser interessante incluíres uma contagem decrescente nas tuas Stories. E vou-te explicar como o fazer! É super simples.

Basta carregares no ícone dos Stickers (que encontras no canto superior direito do teu ecrã) e selecionar a opção que diz “Contagem Decrescente”.

Depois vais editar o nome da tua contagem (podes incluir texto e emojis) e definir uma data e hora para o fim da tua contagem.

Depois deste sticker ter sido acrescentado à tua story, podes editá-lo, redimensioná-lo e posicioná-lo onde quiseres na tua story. Podes ainda mudar a cor da caixa da contagem. Para isso basta carregares na contagem uma vez, e selecionares o círculo colorido no topo da tua story. Carrega até encontrares uma cor que gostes. Assim que tenhas selecionado a tua cor, carrega em “Concluído”.

Dica Extra: Quando partilhas uma contagem decrescente as pessoas poderão ativar as suas notificações para receberem um aviso que a tua contagem terminou. Se alguém solicitar esta opção, receberás um aviso.

Como partilhar um Post do Feed nas Stories

Para partilhares um post do feed nas stories (seja teu ou de outra conta), basta carregares na opção do avião (que encontras ao lado do gosto e da opção para comentar) – imediatamente abaixo da imagem do post.

Depois tens apenas de selecionar a opção “Adicionar Publicação à Tua História” e o post vai aparecer automaticamente na tua story.

Aqui poderás redimensionar e ajustar a posição do post, poderás mudar a cor de fundo da story, acrescentar texto ou adicionar qualquer outro elemento – de acordo com as indicações que encontras neste guia.

Vê o passo a passo completo (com ideias de design diferentes) aqui: Como partilhar uma publicação do feed nas stories [inclui ideias originais].

Como colocar o Swipe up ou a opção para “arrastar para cima” nas Stories

Esta funcionalidade está reservada para contas com mais de 10 mil seguidores. Mas não te preocupes! Há alternativas!

Caso querias partilhar um link ou um recurso com a tua audiência, podes:

  • pedir às pessoas que estão interessadas para te enviar uma mensagem privada (e depois envias o link);
  • partilhar um slider e toda a gente que interagir vai receber o link;
  • ou colocar a sondagem e perguntar algo como “Queres que te envie link para …? Sim / Não” e toda a gente que disser sim, enviares então o link de acesso.

Como mudar a Cor do Fundo e aplicar Transparência numa Story

Já vimos como personalizar a cor do fundo diretamente no editor das stories. Se perdeste esta parte do tutorial volta para a secção “Como criar uma Story com um Fundo Opaco”.

Para além de personalizarmos a cor do fundo das nossas stories, podemos também aplicar transparência por cima do nosso fundo ou apenas parte da nossa imagem. Neste artigo explico-te, passo a passo, como o fazer: Como mudar a cor de fundo (e aplicar transparência) nas Instagram Stories.

Como criar Blocos ou Linhas nas Stories

Em vez de criares Stories no Canva ou outra aplicação, podes utilizar as ferramentas do Instagram para criar Stories cativantes e interessantes diretamente no editor. Aqui vou explicar-te como podes criar diferentes blocos de cor e linhas nas Stories.

Para criar blocos com cores diferentes (tal como os que vês na imagem acima), vamos utilizar o editor de texto. Basta criares uma caixa de texto, arcrescentares um ponto final, com vários espaços vazios à frente e depois alteras a cor dessa caixa e redimensionas até o ponto final deixar de estar visível. Neste artigo encontras o tutorial, passo a passo: Como adicionar blocos de cores nas Stories.

No caso de quereres ter linhas na tua story, utilizamos exactamente o mesmo método: o editor de texto. Basta criares um novo texto, mas em vez de escreveres letras, escreves um ou vários underscores (assim: _). No final terás uma linha que poderás redimensionar e mover até encontrares a posição que mais gostas (na vertical, horizontal ou diagonal).

Como publicar uma Story

Agora que vimos como criar os diferentes tipos de story (com um fundo de cor, com uma foto, com uma imagem em movimento ou com um vídeo), e que aprendemos a editar as stories (acrescentando texto, stickers e filtros), vamos então perceber qual é o próximo passo.

Assim que estejas satisfeita com a tua story, basta carregares na opção que diz “Enviar para” – no canto inferior direito.

Vai aparecer uma lista de opções. Se queres acrescentar às tuas stories e publicar normalmente (sem enviar a alguém em particular), opta pela primeira opção – “A tua história” e carrega em “Partilhar”.

A tua story é automaticamente partilhada e fica disponível por 24 horas.

Como editar uma Story depois de publicada

Depois de uma story estar publicada, não podes editar o texto ou qualquer elemento dessa story. Contudo, se publicaste uma story e reparaste que tinha um erro ou queres alterar uma informação, tens três opções disponíveis:

  • Ir a essa story e fazer download. Abrir uma nova story, selecionar essa imagem e editar a parte que tem o erro. Idealmente colocando um texto novo por cima, sem ficar visível que é uma correção. Esta opção só é viável se não publicaste mais nada entretanto – uma vez que as stories aparecem por ordem cronológica e não poderás editar a sequência em que elas aparecem;
  • A segunda opção é fazer download da Story, corrigir e voltar a publicar, destacando a correção;
  • E a última opção é eliminar essa story e voltar a criar de raiz e a publicar, com a versão corrigida.

Como Apagar uma Story

Se por algum motivo quiseres apagar a tua story, basta carregares nas tuas stories (através do menu principal ou do teu perfil), ires até à story que queres apagar, selecionares os 3 pontos que aparecem no canto inferior direito. E selecionar a opção que diz “Eliminar”.

Dica Extra: É precisamente aqui que podes também guardar a tua story, partilhá-la como publicação, enviar a tua story para um contacto do Instagram, copiar a ligação da tua story, partilhar a story fora do Instagram, promover essa story ou alterar as definições da tua story.

Como Partilhar a minha Story

Se quiseres partilhar a tua própria story, através de uma mensagem no Instagram, através de um link ou partilhando fora do Instagram, podes fazê-lo, indo à story que queres partilhar, carregar nos 3 pontos que aparecem no canto inferior direito (tal como vês na imagem anterior) e selecionar:

  • “Enviar para” – se quiseres enviar a um contacto do Instagram por mensagem privada;
  • “Copiar ligação” – se quiseres ter acesso ao link que leva para essa story
  • Ou “Partilhar com” – se quiseres partilhar esta story fora do Instagram, por mensagem, E-mail, WhatsApp, etc.

Como fazer Repost ou Partilhar a Story de outra pessoa

Se quiseres partilhar a story de outra pessoa, podes apenas fazê-lo se foste identificada nessa story. Quando és identificada numa story, recebes uma notificação por mensagem privada e podes então carregar na opção que diz “Adicionar à tua história”.

Caso não tenhas sido identificada, podes, como alternativa, tirar um printscreen dessa story, abrir uma nova story, selecionar a imagem que queres partilhar, editar essa story e identificar a pessoa.

Como Guardar ou Fazer Download de uma Story

Podes guardar a tua story quando estás a cria-la (ou seja, no modo edição), ou podes guardá-la quando já foi publicada.

Para guardar no modo de edição (antes de publicar), tens apenas de carregar no ícone com uma seta para baixo (que encontras no canto superior direito) – tal como vês na primeira imagem acima.

Para guardar uma story depois de ter sido publicada, basta carregares onde diz “Mais”, no canto inferior direito, e selecionares a opção que diz “Guardar”.

Como Destacar uma Story

Depois de teres publicado a tua story ou as tuas stories, tens a oportunidade de destacar esse conteúdo no teu perfil de Instagram – fazendo assim com que esse conteúdo fique disponível para além do limite das 24horas.

Para destacares a tua story, abre a story e carrega onde diz “Destacar”, no canto inferior direito – ao lado dos 3 pontinhos.

Depois de carregares em “Destacar”, vão-te aparecer os destaques que já tens e podes atribuir um destaque a essa story. Ou podes ainda criar um novo destaque.

Se quiseres destacar uma story, depois das 24 horas em que ela está no teu perfil, basta seguires estas indicações:

  • Carrega no destaque onde queres acrescentar a tua story (se for um novo, carrega em “Novo”);
  • Carrega onde diz “Mais”;
  • Seleciona a opção “Editar Destaque”;
  • Carrega onde diz “Histórias” e percorre o teu histórico de stories até encontrares a story (ou stories) que queres acrescentar). Depois é só carregar onde diz “Concluído”.

Ainda a propósito dos destaques, deixo-te aqui uma série de links úteis para perceberes melhor como funcionam os destaques no Instagram e como podes criar e organizar os teus:

Espero que este guia prático te tenha ajudado a perceber como criar e podes utilizar as stories para chegar a mais pessoas e fazer a mensagem da tua marca chegar mais longe!

Se tiveres dúvidas sobre as Stories que não estejam aqui respondidas, por favor, deixa a tua questão na secção de comentários, que tentarei ajudar-te!

Continuar a ler:

comentários