Gostavas de preencher a tua agenda com novos clientes? Queres vender e promover os teus produtos ou serviços no Instagram, mas não sabes como? Há vários cuidados que devemos ter para conseguir converter os nossos seguidores em clientes – do conteúdo que partilhamos, à forma como interagimos com outras contas, até à maneira como nos apresentamos no nosso perfil.
Neste artigo quero partilhar contigo uma otimização que podes fazer no teu perfil, precisamente para garantir que estás a encaminhar os teus seguidores para a tua oferta.
Mas antes de falarmos deste ponto, sugiro-te que espreites os seguintes artigos, para perceberes exatamente que:
- Conteúdo criar: 3 tipos de conteúdo para converter seguidores em clientes
- E que Destaques incluir: Estes são os Destaques que o teu perfil de Instagram deve ter
Como otimizar a Bio do Instagram para vender mais
Agora que cobrimos Feed e Destaques, vamos então falar sobre a tua Bio do Instagram! E a tua Bio é uma parte extremamente importante para a conversão, pois é aqui que um novo seguidor ou potencial cliente toma a decisão de nos seguir (ou não).
Como é que garantimos que isso acontece? Garantindo que temos a informação essencial que um potencial cliente procura:
- O que fazes e para quem;
- Porque é que devo confiar em ti e no teu trabalho;
- E qual é o próximo passo, caso esteja interessado?
E isto traduz-se assim em 3 pontos a incluir na nossa Bio:
- A tua missão;
- A tua autoridade;
- E o teu Call to Action.
Se quiseres saber em pormenor como podes desenvolver a missão e a autoridade na tua Bio, recomendo-te que consultes este artigo: Como escrever uma Bio completa e eficaz para o Instagram.
Neste artigo vamo-nos focar no Call to Action. E porquê? Porque depois de termos a base trabalhada (missão e autoridade), este é o ponto que faz toda a diferença para aumentar a nossa conversão e conseguir assim mais clientes.
Deixa-me explicar-te.
Imagina: Eu chego ao teu perfil. Gosto da foto. Vejo o teu nome e a tua bio. Explicas o que fazes e gosto dos conteúdos. Fico convencida. E até faço alguns gostos e começo a seguir a página. Excelente!
E depois?
Para a maior parte das pessoas não há depois porque eu não tenho uma indicação clara de qual é o próximo passo. Eu fiquei fã do teu conteúdo mas não faço a mínima ideia de como me envolver mais ou qual é o próximo passo, caso esteja interessada.
Qual é então o problema? Não há um apelo à ação (call to action) claro.
E qual é a solução? Incluir uma call to action que faça sentido para ti e te ajude nos teus objectivos estratégicos!
Como é que eu sei que ‘Call to Action’ incluir no meu perfil?
Basta reflectires: Depois de uma pessoa chegar ao teu perfil, o que gostarias que acontecesse? Que visse os teus vídeos no Youtube? Que subscrevesse à tua newsletter? Que se candidatasse para fazer parte do teu programa de coaching?
Aquilo que queres promover e que gostarias que acontecesse é precisamente o que deves destacar no teu Call to Action.
Como criar um ‘Call to Action’ forte na Bio do Instagram
Há vários tipos de call to actions. ‘Visita a minha loja’, ‘Subscreve a newsletter’ ou “Entra em contacto para marcar consulta” são apenas alguns exemplos.
Mas a verdade é que nem todos os call to actions são eficazes. Como é que garantimos então que o teu Call to Action é forte (e vai ajudar-te a trazer mais vendas ou clientes)?
Garantindo que me explicas exatamente porque devo fazer essa ação agora. Qual é urgência ou incentivo para avançar?
Exemplos de Call to Actions fortes:
- “2 vagas disponíveis”
- “Últimos 3 dias. Envia candidatura”
- “Desconto 30% disponível apenas até sexta”
Conta-me: Este artigo ajudou-te a otimizar o teu perfil para conseguires mais clientes? Deixa as tuas dúvidas ou questões na secção de comentários e tentarei ajudar ao máximo.
Continuar a ler:
2 respostas
Olá. O que seria call to action?
Olá Ana,
Um call to action é uma indicação de acção para quem está do outro lado. Depende muito dos teus objectivos estratégicos. A minha dica é que penses: o que é que gostarias que as pessoas fizessem?
Por um exemplo, num post de Instagram um call to action pode ser pedir às pessoas para comentar x ou guardar o post.
Espero ter ajudado!
Obrigada pelo comentário e um beijinho,
Sara