Como conseguir Parcerias com Marcas em 5 passos

Descobre como entrar em contacto com marcas para fechar parcerias

Começaste a desenvolver a tua audiência e sentes agora que queres desenvolver parcerias estratégicas com marcas? Excelente! Fazer este tipo de iniciativas, particularmente com marcas que admiras e com as quais te identificas, pode ser uma excelente forma de tirares partido da audiência e influência que foste criando.

Se estás agora a dar os teus primeiros passos neste universo das parcerias com marcas, há vários pontos a considerar e cuidados que deves ter, antes de começares a entrar em contacto com as marcas. Neste artigo vou partilhar contigo como enviar o teu primeiro pitch enquanto criadora de conteúdo, o que deves fazer e que erros evitar quando queres fechar parcerias com marcas.

Durante vários anos fui Responsável de Comunicação e uma das minhas funções era precisamente selecionar criadores de conteúdo para campanhas específicas. Esta experiência (do lado de quem contratar) permitiu-me realmente perceber que tipos de contactos por parte dos criadores geram resultados e que contactos acabam por ser ignorados. Acompanha até ao final do artigo para aprenderes a fechar parcerias com sucesso.

2 Mitos sobre Parcerias com Marcas

“As marcas vão entrar em contacto comigo. Devo aguardar”

Errado. Eu também tinha essa ideia, até começar a trabalhar como Responsável de Comunicação de uma marca. Achava que quando uma marca precisava de criadores de conteúdo para uma determinada ação de marketing, entrava em contacto e era apenas isso. Mas a verdade é que o oposto também acontece! Às vezes até com mais sucesso (pela minha experiência pessoal!). Ou seja, enquanto empreendedora digital ou criadora de conteúdo podes perfeitamente entrar em contacto com marcas com quais te identifiques e começar a desenvolver parcerias a partir daí.

“Não tenho número de seguidores suficientes para fazer parcerias”

Este é outro mito muito grande. Uma questão muito comum que criadores de conteúdo colocam a si próprios é: “Será que o número de seguidores que tenho é suficiente para fazer parcerias?”

Eu diria que se tens um tópico e nicho bem definidos, excelente conteúdo, algumas centenas/ milhares de seguidores e um bom engagement na tua página, isso basta para seres um excelente fit para muitas empresas e marcas.

Além disso, para determinadas campanhas (em que o objetivo não é meramente alcance), faz mais sentido fazer uma parceria com um especialista de uma determinada área, alguém que entrega e produz conteúdo de qualidade, do que com um influencer genérico, com dezenas de milhares de seguidores.

Agora que tiramos do caminho estes dois grandes mitos, é altura de aprender a fazer um pitch às marcas com as quais queres colaborar.

Como contactar Marcas para conseguir fechar Parcerias, em 5 passos

1. Define que tipo de parceria queres desenvolver

O primeiro passo vai ser reflectires sobre o tipo de parceria que queres desenvolver, pois há vários formatos: podes criar conteúdo para a marca (texto, fotos, vídeo ou uma combinação destes), podes criar conteúdo e falar sobre a marca na tua página, podes desenvolver um giveaway, podes fazer review de produtos, podes incluir a referência a uma determinada marca nos teus serviços (workshops ou formações), etc.

De acordo com a tua situação e projeto, pensa como podes acrescentar valor às marcas e que formato faz mais sentido para ti.

2. Escolhe as Marcas com as quais queres trabalhar

Agora que sabes que tipo de parcerias queres desenvolver, o próximo passo é selecionares as marcas com as quais queres fazer estas colaborações. É muito importante que o teu conteúdo e estilo se adapte e faça sentido para estas marcas.

Pensa nestas parcerias como uma extensão da própria marca. Se a marca não se identificar com o tipo de conteúdo que tu partilhas, é impossível que aceitem a tua proposta.

Por isso, 1) escolhe marcas à tua dimensão – se tens um projeto pequeno, escolhe marcas mais pequenas, nacionais ou locais; 2) escolhe marcas que partilhem dos mesmos valores que tu e 3) identifica marcas com áreas a melhorar e onde sentes que podes acrescentar valor.

Por exemplo, se eu desenvolvo receitas e vendo os meus próprios ebooks e cursos de culinária e encontrei uma marca que vende ingredientes para bolos e o blog ou redes sociais desta marca está abandonado, eu posso acrescentar valor e ser um ótimo fit para uma parceria. Eles não publicam muito frequentemente, mas eu sei que se começasse a desenvolver conteúdos para a presença online deles, os poderia ajudar a ter conteúdo de qualidade. Este é um fit perfeito tanto para a marca, como para o criador de conteúdo.

3. Reúne toda a tua informação relevante e Prepara um Media Kit

Depois de encontrares marcas que encaixam perfeitamente com o teu nicho, tipo de conteúdo e estilo, é altura de preparares o teu media kit. O que é um media kit? Um media kit é uma espécie de CV do teu projeto. É um documento onde resumes todos os principais factos, dados e experiência.

Normalmente um media kit inclui uma descrição do projecto, métricas e dados analíticos da audiência, número de seguidores nas diferentes redes sociais, tipos de serviços oferecidos ou parcerias possíveis, assim como contactos.

Se não sabes bem por onde começar, vai ao Canva e pesquisa por “Media Kit”. Irás encontrar vários templates e exemplos (como podes ver aqui em baixo), que podes usar como inspiração para adaptar e criar o teu.

4. Entra em contacto com as Marcas

Agora que já identificaste as marcas que estão alinhadas com o teu posicionamento e que podem beneficiar com o teu contacto e que já tens todas as informações preparadas para partilhar com eles (Media Kit), é altura de entrarmos em contacto.

Enquanto alguém que trabalhou do lado das marcas, posso partilhar contigo que não há melhor forma de fazer uma marca ignorar o teu contacto do que enviar um email deste género: “Olá. Descobri a vossa marca e queria que me enviassem um produto para eu fazer uma review.” Sem contexto, sem explicação, sem media kit. Nada. Quem está do outro lado é que vai ter de investigar, encontrar dados e analisar se faz sentido ou não.

Qual é a lição? Ao entrar em contacto, torna o trabalho da pessoa que vai receber a proposta o mais simples possível. Reúne toda a informação essencial e descreve exatamente qual é a tua proposta ou plano. Mostra-te disponível para responder a eventuais perguntas e à disposição para perceber mais sobre os objetivos estratégicos da marca.

5. Volta a entrar em contacto (Follow-up)

Se não receberes nenhuma resposta de imediato, não desesperes. Dependendo da marca ou projecto que contactaste, os responsáveis de Comunicação podem receber dezenas destas propostas todas as semanas. Passado alguns dias, volta a entrar em contacto e reforçar a ideia que estás disponível para colaborar.

Neste segundo contacto tenta surpreender, dando mais ideias do que poderiam fazer em conjunto. Isto mostrará à pessoa que está do outro lado que não és apenas mais um contacto, mas que estás de facto interessada em estabelecer uma parceria.

Dúvidas? Deixa as tuas questões na secção de comentários!

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Comentários

18 respostas

  1. Adorei seu blog, ideias incríveis e inspiradoras…Já estou acrescentando elas em meu Instagram. Obrigada!

  2. Blog incrível! Aparência excelente e conteúdos mais que úteis! Um verdadeiro exemplo a seguir.
    Obrigada e muito sucesso!

  3. Se eu quiser fazer uma parceria com a finalidade de receber produtos/roupa vai ter algum custo ou basta marcar as marcas na foto?

  4. Olá
    Não sabia como encontrar parcerias para o meu blogue que infelizmente sofreu uma mudança (pois alguém adorou bloquear me nas redes sociais e estava impedida de partilhar o que quer que fosse).. Lá se foram os meus seguidores, o blogue que nasceu de início. Comecei no novo, mas de momento parei um bocado.

    Parei devido a estar a terminar o 12*ano, e preciso de por as ideias no sitio para conseguir não sofrer demais com toda a ansiedade.
    Do que tenho visto o teu blogue está fantástico. Parabéns

  5. Olá, era brutal se fizesses um modelo de envio de mensagem para as marcas. Eu quero entrar em contacto mas honestamente não me estou a conseguir expressar bem! muito obrigada desde ja 🙂

    1. Olá Marta,
      Vou fazer um template para utilizarem como inspiração e vou colocar na página dos recursos brevemente 🙂 Fica atenta.
      Obrigada pelo teu comentário e um beijinho,
      Sara

  6. Minha namorada e uma influência, mas ela está no início, e queria ajudar ela de alguma forma, poderia me ajudar com algumas ideias.
    Estava a procurar uma parceria para ela.
    Muito obrigado pela atenção ?

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético