Como ter novas ideias de Posts para o Instagram

Dicas e ferramentas para que nunca te faltem ideias de conteúdo

Quem tem uma marca ou projeto no Instagram sabe o quão desafiante é, por vezes, termos ideias novas em relação ao que escrever. Foi precisamente a pensar nisso e nessa dificuldade que compilei aqui uma série de dicas para te ajudar nesses momentos de dúvida, quando não sabes o que escrever no post seguinte.

Estas dicas aplicam-se tanto para conteúdo no Instagram, como posts num Blog, vídeos para o Youtube, ou posts para qualquer outra plataforma que necessite de uma constante e permanente atualização. São 8 dicas super simples. Pronta?

8 dicas que te ajudam a ter sempre ideias do que publicar

1. Cria um Banco de Ideias

A primeira dica é simples e óbvia, mas não deixa de ser importante referir: é crucial ter um sítio onde guardas todas as ideias que te passam pela cabeça. Pode ser um bloco de notas no telemóvel ou mesmo um caderno físico.

Às vezes a inspiração surge nos momentos mais aleatórios e nem sempre temos a capacidade de as memorizar. Por isso é importante que tenhas um sítio destinado a guardar todas as ideias que vais tendo. No meu caso eu guardo nas notas do telemóvel e num Google Doc criado só para esse feito.

2. Guarda Posts no Instagram (sobre tópicos ou opiniões que queres desenvolver)

Para além de guardar ideias nas notas no telemóvel, eu guardo constantemente ideias (de tipos de fotografias, tópicos ou formas de abordar temas) no Instagram.

Quando vires um post que te inspira faz “Guardar”. Depois podes aceder a todos os posts guardados directamente no teu perfil. Esta feature do Instagram é extremamente útil para guardares no momento e voltares mais tarde a rever o que te chamou à atenção naquele post.

Não te esqueças de que a magia de te inspirares nos outros é tentares sempre fazer com o teu próprio ângulo e acrescentares o teu valor. Fazer copy paste do trabalho das outras pessoas não é de todo a melhor estratégia.

Como ter constantemente novas ideias para o blog - Guardar posts no Instagram e pins no Pinterest

3. Guarda Pins no Pinterest (sobre tópicos que queres escrever)

Tal como temos a oportunidade de guardar posts que nos inspiram no Instagram, no Pinterest podemos guardar os pins que achamos mais interessantes e sobre os quais temos as nossas opiniões e inputs a partilhar.

O Pinterest é uma óptima fonte de inspiração para qualquer pessoa que faz produção de conteúdo: basta pesquisares por termos-chave importantes da tua área de actividade ou nicho de mercado e encontrarás imensas ideias para novos artigos ou vídeos.

O ideal é criares um álbum secreto – que só tu tens acesso e podes ver – e guardares lá todos os pins de de tópicos e temas que achaste interessantes para desenvolver. Se quiseres mais algumas dicas em relação ao Pinterest, tenho um artigo que podes consultar, onde partilho dicas de otimização do teu perfil e conteúdo.

4. Faz Perguntas diretamente à tua Audiência

Uma das formas mais simples de termos constantemente ideias para produção de conteúdo é perguntarmos directamente à nossa audiência quais são as dificuldades, desafios e problemas que estão a enfrentar. Dessa forma podes criar conteúdo que fale e aborde especificamente essas temáticas.

Para além de perceber as suas principais dificuldades, podes também questionar a tua audiência sobre que tipo de conteúdos mais gostam de consumir, em que formatos, etc.

Estas perguntas podem ser feitas pessoalmente – de um para um -, através das Instagram Stories ou ainda um questionário que partilhes com a tua audiência através das redes sociais ou da tua newsletter.

5. Pesquisa dentro de Fóruns ou Grupos de Facebook

Outra forma incrível de teres ideias de conteúdo é pesquisares dentro de fóruns de perguntas (como, por exemplo, o Quora) ou em grupos específicos de Facebook (onde encontras os teus clientes de sonho) por palavras-chaves do teu negócio ou área de actividade.

Por exemplo, no meu caso, se eu preciso de saber quais são as maiores dificuldades que empreendedoras digitais têm no seu negócio em relação ao Instagram, eu poderia pesquisar no Quora e Grupos de Empreendedoras por “Instagram” (e ver assim uma lista de perguntas mais frequentes sobre esta plataforma). Ao listar todas as dificuldades e comentários, tenho assim uma série de ideias a desenvolver em termos de conteúdo.

6. Está atenta aos teus Clientes e o que eles partilham contigo

Tal como no ponto 4 – sobre fazer perguntas directamente à nossa audiência-, esta sugestão para teres novas ideias de conteúdo depende de envolvermos a nossa audiência – mais precisamente as nossas clientes ou seguidoras mais ativas.

A ideia aqui é perguntares directamente à fonte, directamente à tua cliente ideal, quais são os tópicos que ela precisa de ajuda neste momento, quais são as maiores dificuldades e obstáculos e trabalhar esses aspectos em conteúdo de forma a ajudar a tua cliente ideal.

Por outro lado, se trabalhas diretamente com clientes – com mentoria, consultoria ou coaching – apontares o que vão partilhando contigo (os seus desabafos, dúvidas, dificuldades), dá-te a possibilidade de depois criares conteúdo que ajuda a resolver precisamente estas questões. Se os teus clientes sentem isto, a tua audiência também, o que te irá ajudar a criar conteúdo que toca as pessoas e as aproxima de ti e da tua marca.

7. Analisa os Posts com Melhor Performance

Outra forma de gerar ideias constantemente é analisares com regularidade os posts com melhor performance.

Ou seja, se tens um determinado post que foi muito guardado, comentado ou partilhado, isso significa que esse conteúdo é muito interessante para o teu público. Pensa de que forma é que podes abordar esse mesmo tópico de outro ângulo ou de forma mais pormenorizada.

A propósito, e caso querias saber um pouco mais sobre como analisar estatísticas, partilho contigo este artigo muito útil para saberes como servir melhor a tua audiência: Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil.

8. Gera novas ideias com Ferramentas Online

Outra técnica para desbloquear a nossa criatividade é utilizar ferramentas online próprias para o efeito. Há uma série de ferramentas e sites que se focam nisto mesmo: ajudarmos a ter novas ideias de conteúdo. Vou partilhar contigo algumas delas:

  • A ferramenta Blog Post Idea Generator é muito simples. Basta carregar no botão “generate blog post idea” e aparece uma sugestão de um tópico ou tema a desenvolver.
  • O Portent’s Content Idea Generator é exactamente o mesmo conceito mas, neste caso, escreve-se antes um tópico. Aqui está o exemplo do que apareceu quando escrevi “instagram”: “10 amazing Instagram pictures”

  • O Link Bait Generator é uma ferramenta semelhante à anterior mas neste caso sugere ideias para posts mais controversos, divertidos ou chocantes. Podes filtar por ideias “clickbait”, “evergreen”, “seasonal” ou “topical”.
  • Outra ferramenta super útil (e uma das minhas preferidas) é o Buzzsumo. Este site mostra-nos o conteúdo que é mais partilhado e tem melhor performance (num determinado website ou relação a um tópico) . Basta escreveres um tópico ou colocares o link de um site e a ferramenta irá partilhar os artigos com mais performance dentro desse tema ou site.

Têm outras dicas relacionadas com ter constantemente novas ideias de conteúdo? Partilhem com todos na secção de comentários.

Continuar a ler:

Comentários

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Como editar fotografias para criar um feed de Instagram harmonioso
Como editar fotos para o Instagram, passo a passo
Como escrever um Post no Instagram
Como escrever um Post (altamente eficaz) no Instagram
Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético