Como escrever um Post (altamente eficaz) no Instagram

A Anatomia de um Post Apelativo em 3 simples passos

Já te aconteceu investires muito tempo a desenvolver um conteúdo e depois quando finalmente publicas… não acontece nada? Não tens a reação e resultados que esperavas? Pois é. Isso acontece porque no Instagram não basta partilharmos conteúdo pertinente. A forma como apresentamos esse conteúdo também é muito importante.

Se queres melhorar a estrutura dos teus posts e a maneira como organizas o conteúdo nas tuas publicações do Instagram, de forma a gerar mais impacto e mais resultados, este artigo é para ti. Vou partilhar contigo 3 cuidados a ter na criação e formatação dos teus posts.

Dica 1: Começa com um Título

Não cometas o erro de passar diretamente para o tópico do teu post! O nosso único objetivo na primeira linha é captar a atenção da tua audiência (não entregar valor ou conteúdo).

Desperta a minha curiosidade ou explica-me por que razão devo ler o teu post. Basicamente, a tua primeira função é vender-me o tópico. Não desvalorizes este passo. É ESSENCIAL.

Alguns exemplos de títulos que podes utilizar:

  • O segredo para [necessidade ou objetivo]
  • A minha dica preferida para [necessidade ou objetivo]
  • [número] táticas para [objetivo]
  • [número] mitos sobre [assunto]
  • Como alcançar [objetivo] sem [o que o teu cliente quer evitar]

Se quiseres ir mais a fundo nos títulos e como os escrever para gerar mais interesse, aconselho-te a espreitar este artigo: 7 fórmulas para títulos que captam a atenção.

Dica 2: Entrega Conteúdo Fácil de ‘Scannear’

Depois do título, vem então o foco do teu conteúdo. Mas atenção, a forma como estruturas esta parte é igualmente importante.

O teu conteúdo passa no teste dos 5 segundos? Ao olhar para o teu post consigo rapidamente perceber os pontos principais que apresentas?

Se esse não for o caso, é provável que o teu conteúdo possa ser otimizado.

Como é que o podes fazer? Há várias formas e estratégias de garantirmos que o conteúdo do nosso post está otimizado. Vou partilhar contigo algumas dessas estratégias:

Para facilitar a compreensão:
✔ Garante que utilizas frases curtas. Evita parágrafos com mais de 2 ou 3 linhas;
✔ Utiliza linguagem simples;
✔ E usa emojis para tornar a tua mensagem mais visual e apelativa.

Para aumentar a leitura:
✔ Dá espaçamentos entre os parágrafos (ponto extremamente importante!) – Se não souberes como, explico-te passo a passo aqui: Como dar espaço na legenda do Instagram;
✔ E utiliza diferentes opções de formatação (como maiúsculas, outros tipos de letra ou caracteres especiais, por exemplo).

Dica 3: Termina sempre com um convite (call to action)

O post chega ao fim e é nesta fase que me deves dar uma razão para interagir contigo. Termina o teu post com um convite à tua audiência, onde sugeres um próximo passo (como comentar, partilhar, comprar, carregar no link na bio, etc.).

O teu post deve ter SEMPRE uma intenção. E essa intenção tem de estar clara nesse convite final.

Como chegar ao call to action (chamada para ação) correcto?

É simples. Pensa: O que é que eu gostava que as pessoas fizessem quando terminassem de ler o meu post? É comentar, partilhar, guardar, carregar num link ou entrar em contacto por mensagem privada? Esse deve ser o teu call to action!

Mas atenção, para ser eficaz, o teu call to action deve estar em linha com o tipo de post que estás a partilhar. Por exemplo, se a informação que partilhaste é pessoal, podes pedir às pessoas para partilhar algo sobre elas. Se for um post educativo pode fazer sentido pedir para guardar o post. Quanto mais orgânico e pertinente for o call to action, melhor resultará.

AGORA CONTA-ME: Qual destas dicas foi a tua preferida? E qual é aquele ponto em que tens mais dificuldade? Diz-me nos comentários.

Continuar a ler:

Comentários

6 respostas

  1. eu queria apenas saber se existe alguma opção no próprio instagram que te possibilite fazer posts escritos….eu vejo varios posts escritos mas eu só consigo postar imagens, videos….

    1. Você diz um texto corrido? Fotos e videos podem ter legendas, é aí que colocamos nosso post escrito, no entanto o instagram não perimite a publicação de um texto corrido como no linkedin ou no facebook apenas se acompanhado de uma foto, outra opção é fazer algumas edições nas fotos/videos para inserir alguns textos ali

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético